domingo, 28 de setembro de 2008

Domingo XXVI

Mt 21,28-32
Disse Jesus: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ Mas ele respondeu: ‘Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: ‘Vou sim, senhor.’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.»Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder-vos no Reino de Deus.João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele.»


Partilha
Hoje Jesus volta a dizer coisas que nos surpreendem, no entanto Ele já nos tinha alertado quando disse:

«Seja este o vosso modo de falar: SIM, SIM; NÃO, NÃO. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.» (Mt 5, 37),

Com esta parábola dos dois filhos que baralham tudo e se arrependem do que tinham dito, podemos perceber melhor que não basta dizer “SIM”. É preciso que as nossas palavras sejam fortalecidas com o nosso agir.
O SIM que nos ajuda a fazer a vontade do Pai, compromete-nos com o Reino de Deus, com os irmãos, com a justiça e sobretudo com a humildade = verdade, de sentirmos que muitas vezes falhamos.
Este SIM não pode/ não deve… passar por algumas palavras ditas ao sabor do momento, mas pede-nos pelo menos, que tenhamos “desejo de desejar” * viver a autenticidade e a verdade que é capaz de ajudar a transformar o nosso mundo.
*S. Inácio de Loiola

Notícias

Estão a decorrer as inscrições para todos os catequizandos, até ao dia 8 de Outubro.
O ano catequético inicia no sábado, dia 11 de Outubro.
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Outubro, pelas 21:00, haverá reunião de catequistas.
No sábado, dia 4 de Outubro, um grupo de agentes pastorais da nossa comunidade, estará reunido durante todo o dia para planificar as actividades 2008/09 da nossa comunidade paroquial. Pede-se a todos comunhão e oração para que o Espírito Santo nos ajude a ser cada vez mais comunidade no que somos e fazemos.

Nenhum comentário: