domingo, 25 de janeiro de 2009

III Domingo do tempo comum - Festa da Conversão de S. Paulo


"HOJE" É o Tempo…


“Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15).
Podemos pensar com razão, que tempo é já aqui e agora...O momento já chegou!.. Por isso não nos deixemos condicionar pelas realidades passageiras... Muitas vezes adiamos a decisão porque a nossa vida está cheia de porquês e senãos... No entanto Ele convida-nos a segui-l’O hoje, desde o local onde nos encontramos, até àquilo que somos.
É necessário fechar "as gavetas", limpar os óculos, fazer a mala! E tal como os discípulos, um dia poderemos dizer: «Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O.»
Celebramos também a Festa da Conversão de São Paulo cujo testemunho e "testamento", pode ajudar-nos a seguir pelo caminho que leva ao encontro com Cristo.
Na II Leitura, ele mesmo nos diz que o tempo é breve e que é necessário viver com esperança no futuro.

«Eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. De agora em diante, os que têm mulher, vivam como se não a tivessem; e os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; os que usam deste mundo, como se não o usufruíssem plenamente. Porque este mundo de aparências está a terminar». (1 Cor 7,29-31)
«S. Paulo (e também Inácio de Loiola), recordam a relatividade do mundo presente. Não a oposição entre o importante e o relativo. Ao importante opõe-se o insignificante; ao relativo opõe-se o absoluto. Tudo é bom, mas tudo é relativo.
Para S. Paulo tudo é relativo, temporário, destinado a terminar. Não recomenda aos maridos que não dêem importância as suas mulheres; diz-lhes, a eles e a elas, que até O casamento é relativo, mesmo que seja uma das coisas mais importantes da vida.
O sofrimento é doloroso, mas passageiro, mesmo que prolongado; a alegria deste mundo é boa, mas não definitiva; os bens materiais são bons, mas perecem. De tudo isso nos fala a morte (este mundo de aparências esta a terminar). O que é definitivo está no Deus eterno. Esse é o fim último da nossa existência. Tudo o que nos leve a Ele pode ser assumido; o que nos impeça de o alcançar deve ser afastado».(Nota de retirada de reflexão inaciana por Alice Matos)
Informações úteis

A nossa comunidade paroquial receberá a Imagem Peregrina de 27 a 29 de Janeiro. A Imagem será recebida na terça-feira, dia 27, às 19:00, na Igreja de S. Tiago. Depois do acolhimento, será celebrada a eucaristia, às 21:15, e de seguida será exposto o Santíssimo que permanecerá durante toda a noite -até às 7:45-. Durante o dia de quarta-feira, será recitado o terço, em cada hora, excepto durante as horas da celebração da Eucaristia.

Na quarta-feira, dia 28, pelas 21:00, a Imagem Peregrina irá em procissão, para a capela de S. João de Malta.
No dia 29, às 10:00 será celebrada eucaristia em S. João de Malta, seguindo-se o “Adeus”.
Apela-se a todas as pessoas a que se preparem espiritualmente, através do sacramento da reconciliação, para melhor acolhermos, participarmos e vivermos a presença, entre nós, da Mãe de Jesus, Senhora da Paz.
O programa está a ser distribuído e afixado junto à secretaria e portas da Nossa Igreja.
Encontram-se à venda na secretaria da nossa comunidade, cadernos que contêm cânticos, orações e informações alusivas à visita da Imagem Peregrina de Fátima.
No próximo domingo, dia 1 de Fevereiro, será celebrada eucaristia, no Monumento, de “Adeus à Imagem de Nossa Senhora Peregrina”. A Eucaristia será presidida pelo Sr. Bispo, D. Manuel Felício.
Como consta no plano de actividades do ano pastoral da nossa comunidade, no dia 7 de Fevereiro realizar-se-á a Festa do Pai-Nosso da catequese. Assim, na próxima quinta-feira, dia 29, pelas 21:15, haverá reunião de encarregados de educação dos catequizandos que estão a frequentar o 2º ano de catequese.
A reunião do grupo bíblico, terá lugar, NÃO no próximo dia 28, como estava previsto, mas no dia 4 de Fevereiro.

Encontra-se entre nós e por algumas semanas, o Padre Massimo Pampaloni, jesuíta italiano mas a trabalhar no Brasil. Damos as Boas-Vindas ao Padre Massimo e desejamos que ele se sinta bem connosco.

As obras no salão da nossa Igreja continuam a bom ritmo. Passe por lá, acompanhe e deixe-se envolver com generosidade.

Nenhum comentário: