domingo, 1 de março de 2009

I Domingo da Quaresma



Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».
Mc 1, 12-1

O "deserto" é para Jesus, e pode ser para cada um de nós, o "lugar" do encontro com Deus e do discernimento dos Seus PROJECTOS... Mas poderá ser também o "lugar" da solidão, do vazio da alma, da tentação para abandonar esses projectos.
Um "momento" para realizar escolhas, porque mais facilmente ouvimos as perguntas e as respostas que se colocam à nossa existência, podendo assim exercitar a nossa liberdade e indiferença, (St. Inácio de Loiola)  deixando-nos conduzir para o Mais... para Deus.
Alice Matos

Informações úteis

Entrar no deserto “levados pelo Espírito” é o convite que a Igreja nos faz para esta caminhada da Quaresma até à Páscoa. Em sítio “deserto”, teremos de nos esforçar por sobreviver com aquilo que é o necessário e essencial, e “acompanhados pelo Espírito”, nunca estaremos sós.

Nos tempos que vivemos, muitas coisas prendem a nossa atenção e podem limitar os nossos bons desejos... A vida é feita de escolhas e opções. As coisas parecem-nos boas e necessárias, e muitas vezes são-nos apresentadas como imprescindíveis... Desejamos mais poder, mais prazer e mais prestígio, em suma: iludimo-nos com promessas de felicidade aparente.
Com a vida de Jesus sabemos que tudo isso é passageiro, com Ele podemos aprender : A Paciência, a Humildade, o Serviço...
Ele diz-nos como se pode viver humanamente. Faz o nosso percurso, vive a nossa vida, torna-se solidário connosco e não se cansa de dizer: “Coragem! Eu estou contigo…

Está a ser organizada pela Nossa Comunidade Paroquial uma peregrinação a Fátima em agradecimento e acção de graças pela visita da Imagem Peregrina à nossa paróquia e cidade. A peregrinação realizar-se-á no dia 8 de Março. Para inscrições, dirija-se à secretaria.

O Sr. Bispo, D. Manuel Felício, presidirá à Eucaristia da Catequese, próximo sábado, dia 7, a fim de inaugurar e benzer as novas instalações na nossa comunidade paroquial. O horário da mesma eucaristia, no dia 7 de Março, será antecedido para as 18:30. Também os escuteiros se associarão a esta celebração para fazerem as Promessas. A quaresma é tempo de maior partilha. Neste espírito, e tempo quaresmal, cada um de nós é convidado a envolver-se nos compromissos assumidos na renovação do salão.

No próximo dia 4 de Março, pelas 21:15, haverá reunião para os encarregados de educação do 7º. Ano de Catequese. Um dos pontos da agenda da reunião é preparar a Festa das Bem-aventuranças, prevista para o dia 14 de Março.

Durante a quaresma, todas as sextas-feiras, pelas 15:30, haverá Via-Sacra na Nossa Igreja de S. Tiago.
A Fábrica da Igreja da nossa comunidade paroquial comunica que o relatório das contas -2008- da nossa paróquia se encontra no placard junto à secretaria. Todos são convidados a se familiarizarem com estas informações que a todos dizem respeito.

Estão disponíveis, na secretaria, postais de Nossa Senhora de Fátima, alusivos à passagem da Imagem Peregrina na nossa comunidade.

       A todos uma boa semana.



Nenhum comentário: