quinta-feira, 16 de abril de 2009

Rezar em tempo de Páscoa

O Túmulo vazio
" Maria estava junto ao túmulo, da parte de fora, a chorar. Sem parar de chorar, debruçou-se para dentro do túmulo, e contemplou dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Perguntaram-lhe: «Mulher, porque choras?» E ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.» Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele. E Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.» Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» - que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'» Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Vi o Senhor!» E contou o que Ele lhe tinha dito. ". Jo. 20, 11-18

Reflectindo
Madalena diante do sepulcro vazio, chora e sofre a perda de Jesus... de tal modo que não O reconhece no Jardineiro! Jesus dá-se, então a conhecer. O amor foi mais forte!
  • Deixemo-nos também nós envolver por este encontro com Jesus.
  • O que diremos ao Mestre? O que nos diz Ele? “Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes...”
  • Qual a missão que Jesus nos confia hoje?
Fiquemos também nós, diante do sepulcro de Jesus, e acolhamos a surpresa que Ele nos reserva: em Jesus Cristo todas as dificuldades são vencidas.

Oração
“Disseram-nos, Senhor, que estavas morto há três dias, guardado por soldados, e que ninguém podia remover a pedra do sepulcro! …surpreendido, o mundo viu nascer o dia do Senhor.
Não há ressurreição sem haver morte, nem triunfo se não houver batalha: saibamos nós morrer em cada dia e ser o homem novo!” (da liturgia do tempo pascal- Hino de laudes)


Nenhum comentário: