domingo, 31 de maio de 2009

Domingo de Pentecostes

Hoje, a Igreja, e todos nós como Igreja que somos, vivemos um dia muito especial: Pentecostes!
De algum modo, poderíamos dizer que a grande ‘explosão’ na Igreja e da Igreja, começou neste dia. Os amigos de Jesus, não obstante tê-lo conhecido, acompanhado e presenciado as suas maravilhas, estavam com medo. Porém, no dia do Pentecostes, eles saíram, e nunca mais ninguém os calou, ou 'desactivou'. Por tudo isto, poderíamos dizer que a Igreja nasceu com o Pentecostes.
E de facto, é pelo Espírito que temos e somos Igreja, é pelo Espírito que afirmamos que Jesus é o Senhor; é pelo Espírito que Jesus nos deixa o sacramento da Reconciliação (presente no evangelho) é pelo Espírito que temos e celebramos a Eucaristia. É pelo Espírito, como vimos na primeira leitura, que os amigos de Jesus se passam a entender, não obstante as diversidades culturais, linguísticas, sociais, mentais, etc.
O Espírito dá unidade, proporciona comunhão, ajuda a superar o que facilmente nos pode dividir. Por esta razão, S. Paulo, (2ª leitura) dá ênfase à imagem do Corpo... tendo ele tantos membros, cada um deve executar bem, a função que lhe compete. Só assim, a pessoas, cada um de nós, estará em condições de desempenhar a missão a que é chamada.
Tudo isto é possível, só é possível, pela acção do Espírito Santo, directamente associado ao nosso empenho pessoal. Uma vez que o Espírito está connosco, peçamos a graça de também nós estarmos no Espírito.
Padre Francisco Rodrigues,s.j.

Informações úteis

  • Neste domingo, dia 31 de Maio, encerraremos o Mês de Maio com a oração do terço, pelas 17:00, no Monumento dedicado a Nossa Senhora.

  • A nossa comunidade paroquial vai receber as relíquias de Santa Margarida Alacoque, na segunda-feira, dia 1 de Junho.

  • As relíquias chegarão à nossa Igreja pelas 22:45. De seguida, das 23:oo às 24:oo haverá uma hora de adoração, com o Santíssimo exposto.
    A Igreja encerrar-se-á pelas 24:00.
  • No dia 2 de Junho, terça-feira, a Igreja abrirá às 6:30 da manhã.
  • Às 7:00 - Oração individual diante das relíquias.
    Às 7:30 - Oração das Laudes.

    Às 8:00 - Celebração da Eucaristia.

    Às 8:30 -Oração individual e meditação diante das relíquias.

    Às 9:00 - Partida das relíquias para Seia.


    A vida de Santa Margarida Maria Alacoque é uma relíquia a descobrir, um tesouro a desvendar, um fogo a contagiar. A vinda das relíquias tem como principal objectivo despertar nas Comunidades Cristãs a (re)descoberta da mensagem do Coração de Jesus, uma mensagem de paz, de amor e de reconciliação. Esta Igreja é dedicada ao Coração de Jesus.
  • No próximo sábado, dia 6 de Junho, o 9º Ano de catequese vai viver a celebração do Compromisso, integrada na Eucaristia da Catequese, sábado, às 19:00.

  • No próximo domingo, dia 7 de Junho, pelas 17:00, na Vila do Carvalho, o 10º Ano vai receber o Sacramento do Santo Crisma.

Nenhum comentário: