domingo, 3 de maio de 2009

IV Domingo da Páscoa - O Bom Pastor


Evangelho Jo. 10, 11-18
«Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai.

Reflectindo
Jesus apresenta-se como Bom Pastor: O pastor verdadeiro, autêntico e amigo, que protege e ama as Suas ovelhas.
Somos convidados hoje, a reflectir nos gestos deste Pastor, que SERVE AS SUAS OVELHAS, as preserva de todos os perigos ao invés de as colocar ao Seu Serviço, tornando-se mercenário.

Uma interpelação... Deixemo-nos encontrar por Cristo, o Bom Pastor, que transforma as nossas vidas, nos chama e nos ajuda a vencer todas as dificuldades. CONHECE-NOS dá a vida por cada um de nós, faz-se próximo.

Nele as ovelhas podem confiar, pois sabem que não defende interesses pessoais mas os interesses do seu rebanho, a sua atitude de defesa e acolhimento do rebanho é ditada por um amor sem limites, que vai até ao dom da vida.

Informações úteis
  • Na próxima segunda-feira, pelas 21:15, realizar-se-á mais um encontro de fim de preparar o concerto do padre Borga e a sua banda. Todos são convidados a participarem na preparação deste grande evento promovido pela nossa comunidade.
  • Por motivos de logística, pede-se a todos os que puderem, o favor de adquirirem antecipadamente, na secretaria, os bilhetes para o concerto. Os bilhetes adquiridos com antecedência têm 20% de desconto.
  • Durante o mês de Maio, todos os dias, às 19:00, e aos sábados, às 16:00, é recitado o terço na Capela de S. João de Malta.
  • Na próxima quinta-feira, dia 7, pelas 21:15, haverá uma reunião a fim de preparar a Procissão de Nossa Senhora de Fátima. Todos são convidados a participarem, particularmente os responsáveis dos Movimentos.
  • No próximo domingo, dia 10, a nossa comunidade viverá a Festa das crianças que vão fazer a Primeira Comunhão. Esta celebração será na Eucaristia das 11:30.

Desejamos a todos uma Boa semana.


Nenhum comentário: