sexta-feira, 31 de julho de 2009

INÁCIO DE LOYOLA


Inácio de Loyola nasceu no País basco espanhol em 1491, um ano antes da descoberta da América e morreu em 1556.
Foi o fundador da Companhia de Jesus, mais conhecida pelo nome: os “Jesuítas”. Lendo a vida dos santos, Inácio entusiasmou-se pelo que eles fizeram e perguntava-se : “Porque não fazer eu próprio isto mesmo?”.
E procurava como servir a Deus entre os seus contemporâneos. Aos 39 anos, com 6 dos seus amigos, entre os quais Xavier, Inácio partilhava com eles esta convicção. Deus está presente no coração deste mundo que ele criou e ama. Decidem então colocar-se ao serviço de Cristo e da sua Igreja, ao serviço do Papa para serem enviados, onde se esperasse o maior bem das almas. Esta missão universal concretiza-se através das Igrejas locais e, hoje, congratulamo-nos com a presença de D. Manuel Felício, Bispo da Diocese, e com a de alguns presbíteros desta Igreja Local, ao serviço da qual, se encontram os Jesuítas enviados pelo seu Superior Provincial.

Inácio é autor da célebre oração « Alma de Cristo santificai-me » popularizada nos Exercícios Espirituais.
Os Jesuítas consagram-se à educação das crianças e dos jovens, à formação espiritual ; eles ajudam os doentes e se consagram aos marginalizados, aos que não têm voz, não esquecendo aqueles e aquelas que exercem influência na sociedade e podem concorrer para o bem-estar da mesma.

Inácio morreu em 1556, inaugurando com os seus companheiro uma nova maneira de anunciar o Evangelho e de estarem presentes no mundo. A sua espiritualidade anima igualmente hoje, numerosos leigos e Congregações Religiosas de Homens e Mulheres.

Na Eucaristia de hoje, presidida pelo nosso Bispo D. Manuel Felício, agradecemos o bem que o padre Henrique Rios fez aqui na Covilhã, desempenhando a missão que a Companhia lhe confiou. Agora é destinado para uma nova missão e desejamos-lhe que continue sempre a colocar o seu estilo próprio e a sua imaginação ao serviço da Igreja Local de Évora à qual é enviado.
Ao padre Hermínio Vitorino, que hoje acolhemos entre nós e que celebra o seu aniversário, os nossos parabéns e os nossos melhores votos de felicidades no trabalho apostólico.

P. José Augusto de Sousa

Nenhum comentário: