domingo, 12 de julho de 2009

XV Domingo do Tempo Comum

Jesus escolheu um grupo de homens e chamou-os para os enviar em missão. Deu-lhes a sua autoridade e a sua palavra. Agora serão eles a prolongar a própria missão de Jesus.
Como eles, todos os cristãos são enviados...

Antes da partida dos discípulos, Jesus dá-lhes algumas instruções sobre a forma de realizar essa missão. Convida-os especialmente à pobreza, à simplicidade, ao despojamento dos bens materiais. Uma atitude de pobreza e de despojamento ajudará também os discípulos a perceber que a eficácia da missão não depende da abundância de coisas mas sim da acção de Deus. Finalmente, a sobriedade e o desapego são sinais de que o discípulo confia em Deus e contribuem para dar credibilidade ao testemunho.
Qual é a missão dos discípulos de Jesus?
Hoje há estruturas que geram guerra, violência, que escravizam o homem e impedindo-o de ser feliz... A nossa missão de discípulos de Jesus é combatê-las. Há hoje valores que geram escravidão, opressão e sofrimento... A nossa missão de discípulos de Jesus é recusá-los e denunciá-los; há esquemas de exploração disfarçados de bem-estar, que geram miséria, marginalização, debilidade e exclusão, a nossa missão de discípulos de Jesus é combatê-los.
A proposta libertadora de Jesus tem de estar presente, (através dos discípulos) e actuar em qualquer lado onde houver um irmão vítima da escravidão e da injustiça. Cada cristão, está no mundo em nome de Jesus e com a força dos seus gestos, poderá ajudar a transformar o mundo.

Nenhum comentário: