domingo, 26 de julho de 2009

XVII Domingo do Tempo Comum


"Então, Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, fazendo o mesmo com os peixes. E comeram quanto quiseram."
Do Evangelho de S. João

Jesus convida-nos hoje, a reflectir com mais profundidade, sobre as fomes no mundo e o modo como poderemos dar-lhes uma resposta.
A fome de pão que esta a multidão sente e que Jesus quer saciar, é um sintoma de outras fomes mais profundas: A fome de sentido para a vida… Vemos como eles seguem Jesus!
Hoje esta Palavra do Senhor é actual e é dirigida a cada um de nós, que sentimos fome de vida plena, de paz e de felicidade verdadeira, aquela que enche o coração, porque preenche a nossa vida e nos leva a ter atitudes de solidariedade e amor.
Jesus convida-nos hoje, tal como fez com os discípulos a olharmos para “as fomes” do mundo em que vivemos, sobretudo as da nossa terra, da nossa Comunidade, do nosso bairro do nosso prédio… e a abrir o coração para melhorar as dificuldades que existem, levando não só o alimento para o corpo, mas sobretudo a esperança aos desalentados e aos mais frágeis e desprotegidos.
Não podemos esquecer, que foi pelas mãos dos discípulos que a fome daquelas pessoas foi saciada. Será pois, através de cada um de nós, das nossas mãos, que a vida se renovará à nossa volta, a fraternidade não será uma simples ilusão e todos seremos mais felizes.
Alice Matos
( A minha gratidão a quem me ajudou a sentir com o coração esta passagem)

Informações úteis
  • Na próxima sexta-feira, dia 31 de Julho, dia de Santo Inácio, pelas 11:00, será celebrada eucaristia em Acção de Graças, a qual será presidida pelo Sr. D. Manuel Felício. Na mesma celebração eucarística, agradeceremos a Deus o trabalho do padre Henrique, na Covilhã, ao longo de oito anos e daremos as boas-vindas ao padre Hermínio. No final da eucaristia haverá um almoço partilhado e convívio. Pede-se a todas as pessoas interessadas em participarem, o favor de se inscreverem na secretaria.
  • De 15 de Julho a 15 de Setembro, nesta Igreja de S. Tiago, só se atende em confissão da parte da manhã, de terça a sábado.
  • De 1 de Agosto a 3 de Setembro a habitual missa semanal das 8:00 será suprimida. Durante o mesmo período, o horário semanal da abertura da Igreja será das 9:00 às 12:30.
  • De 1 a 30 de Agosto a secretaria estará aberta de terça a sábado das 10:00 às 12:30.

Nenhum comentário: