segunda-feira, 16 de novembro de 2009

XXXIII Domingo do Tempo Comum


Aproxima-se o fim do ano litúrgico e as Leituras de hoje, numa primeira abordagem, poderiam dar-nos um pressentimento assustador… mas enquadram-se na dinâmica deste momento que estamos a viver.
A nossa vida é por vezes demasiado materialista e por isso, a nossa chave de leitura, pode ficar condicionada pela óptica sócio cultural que vivemos.
Embora saibamos que nos podemos servir da linguagem poética, figurativa, no caso concreto desta leitura precisamos da dimensão espiritual como chave de leitura.

Este Evangelho é actual, é de todos e para todos os tempo… é para nós aqui e agora!
Escrito poucos anos depois de Cristo, contém uma mensagem de Boa Nova para todas as gerações: Está atento! Está preparado! Quando menos pensarmos virá o Filho do Homem…
Deus não se impõe, propõe-se, confirma-nos, acolhe-nos a partir do nosso desejo de sermos salvos (I leitura).“Passará o céu e a terra”… Tudo passará, mas a mensagem, as Palavras de Jesus não passarão. Ele só deseja que sejamos salvos, e inteiramente salvos, como pessoas, homens e mulheres.
E o fim dos tempos, é hoje, amanhã, é agora? A resposta é dada por Jesus: Só o Pai sabe quando é o momento. «Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém os conhece: nem os Anjos do Céu, nem o Filho; só o Pai».

Talvez o que mais nos deveria preocupar é o meu fim, ‘o fim para que sou criado’ mas este fim acaba por ser o princípio de uma outra realidade eterna, se vivida em Deus. O fim dos tempos é o fim em que vivo no tempo, e sou convidado a viver na eternidade se me deixei embalar nos braços do Pai eterno durante o tempo que tive a graça de viver.

Somos convidados a estarmos preparados, atentos ao essencial, abertos à comunidade, à sociedade, ao mundo que Deus nos entregou… este exige de nós responsabilidade no modo como o tratamos. De facto, o mundo é a casa onde vivemos, como tratamos a nossa casa?

Celebramos também hoje o dia dos Seminários. No seminário
encontram-se pessoas que responderam a este convite de Jesus, esperam a Sua confirmação a fim de serem sinais de esperança e símbolo de unidade. «É dando que se recebe…»
Peçamos ao Senhor que nos mande padres dedicados e entusiasmados e que encontrem comunidades de acolhimento, de apoio, procurando viver a justiça na caridade. A comunidade faz o pastor. O pastor faz a comunidade.

(Notas tiradas da homilia do P. Francisco Rodrigues, s.j. por Alice Matos)

Informações úteis

  • Na próxima quarta-feira, dia 18, haverá mais uma sessão do curso de Bíblia orientada pelo Padre Sousa. Apela-se a todos a participarem neste encontro de formação e familiaridade com a Bíblia. O curso tem início às 21:15 e terá lugar na sala Inácio de Loyola.

  • No próximo sábado, dia 21 -das 9:30 às 17:00- terá lugar na sala Inácio de Loyola, na nossa paróquia, um encontro de advento subordinado ao tema: Luz do Natal. Esta actividade é organizada pela CVX (comunidade de Vida Cristã) e será orientada pelo Padre Manuel Morujão. Este encontro é aberto a todos, sendo necessário fazer a inscrição na secretaria. Será um momento privilegiado de preparação para o Natal que se avizinha.

  • No próximo dia 28 terá lugar no Centro Apostólico da Guarda a V Jornada da Família, subordinada ao tema: “Família, formadora de valores humanos e cristãos”. Para mais informações e inscrição, dirija-se à secretaria.

  • Na próxima sexta-feira, dia 21, haverá um encontro/formação para os Ministros da Comunhão da nossa comunidade paroquial. Este encontro terá lugar em S. Tiago, às 18:30.

  • Estão à venda rifas de Natal na secretaria da nossa comunidade. As receitas revertem a favor da nossa Igreja.

    Secretaria da comunidade paroquial, 14 de Novembro de 2009

Nenhum comentário: