domingo, 20 de dezembro de 2009

IV Domingo de Advento


Trazemos hoje a quarta vela de Advento querendo significar que este anúncio de alegria e de Salvação, nos enche de grande Júbilo, e o queremos comunicar a todos os irmãos. Tal como Maria fez com a visita a sua prima Isabel.

Evangelho Lc 1, 39-45Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultoulhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que
acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».

A anunciação do anjo Gabriel a Maria deve ter sido um momento magnífico e podemos mesmo considerá-lo como a melhor história da humanidade. Com toda a sua simplicidade e fé, Maria não hesitou…o seu SIM foi espontâneo pois confiava plenamente na vontade de Deus.
Disse-lhe o Anjo: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.»
As palavras do Anjo intrigaram-na e perturbaram-na, mas aquilo que ouviu tranquilizou-a e sem qualquer dúvida ou temor afirmou docemente: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.»
Ansiosa para falar com sua prima Isabel, Maria dirigiu-se apressadamente para sua casa. Ao saudá-la, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em voz alta: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
Tal como Maria, sejamos humildes, fiéis e de coração puro para que Jesus possa nele habitar.
SS/AM
Informações Úteis

• Está a decorrer a campanha nacional: 10 milhões de estrelas. Quem quiser adquirir uma vela-estrela, dirija-se à secretaria.

• Segunda-feira, dia 21, ao contrário do que é habitual, a Igreja encontrar-se-á aberta todo o dia. Serão celebradas as missas habituais das 8:00 e das 11:00 e haverá atendimento de confissões (das 10:00 às 12:00; e das15:30 às 18:00). A secretaria também se encontrará aberta com o horácio seguinte: das 10:00 às 12:00 e das 15:30 às 18:00.


• Dia 24 haverá a tradicional missa do Galo à Meia-Noite. No fim da Missa do Galo, será servido chá quente no Barcarola, para o qual todos serão convidados.


• No dia de Natal, as missas terão o horário de domingo.


• Dia 26 de Dezembro a Igreja encontrar-se-á encerrada o dia todo, pelo que não haverá as habituais missas das 8:00 e das 11:00, assim como não haverá atendimento de confissões.


• Estão à venda na secretaria da nossa comunidade, objectos natalícios, tais como: Postais de Natal, objectos religiosos, livros. Passe pela secretaria e adquira algum destes objectos. Deste modo, está também a contribuir a manutenção material da comunidade que a todos deve comprometer.


A todos desejamos uma boa preparação para acolhermos o Emanuel, Deus connosco



Nenhum comentário: