domingo, 10 de janeiro de 2010

Solenidade do Baptismo de Jesus


Lc 3,15-16.21-22

Naquele tempo, quando João Baptista pregava, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se Ele não seria o Messias.
Mas ele explicou a todos: «Eu baptizo-vos com água, mas está a chegar quem tem mais autoridade do que eu, e a esse eu nem sequer mereço a honra de desatar as correias das sandálias.
Ele há-de baptizar-vos com o Espírito Santo e com fogo».
Toda a gente recebeu o baptismo de João.
Também Jesus foi baptizado; e, estava a rezar quando o Céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma visível, como uma pomba. E uma voz vinda do Céu disse:
«Tu és o meu Filho querido, tenho em Ti a maior alegria».

O Baptismo de Jesus é para Ele um momento único. Põe termo a uma etapa da sua vida, de silêncio e simplicidade em Nazaré...o seu mundo durante trinta anos.
Jesus chega da Galileia e vai ter com João Baptista ao Jordão para ser baptizado.
É o tempo de cumprir a missão, trabalhando pelo Reino. É o tempo da conversão. É o tempo de dar o testemunho da verdade. “Este é o Meu Filho muito amado: escutai-O”
Chegou de facto, Aquele que o povo esperava e que fora anunciado pelos profetas... não veio para se impor pela força. Veio trazer a amizade de Deus e a salvação, em gestos de paz, de justiça e de fraternidade.
Filho de Deus no meio dos Homens, passa fazendo o bem, chamando todos para Deus.
Que este seja um apelo para a nossa vida de baptizados:
atentos ao Espírito, fazendo o bem sem excluir quaisquer pessoas. Assumamos o compromisso baptismal com generosidade, cultivando gestos e atitudes novas, de modo a sermos sinal de Deus no mundo.

Nenhum comentário: