domingo, 7 de março de 2010

III Domingo da Quaresma



ORAÇÃO

“Que possuo eu, pois minha amizade procuras?
Que interesse tens, Jesus meu,
que à minha porta, coberto de orvalho,
passas as noites de Inverno escuras?
Oh! Quão foram as minhas entranhas duras,
pois não te abri! Que estranho desvario
se da minha ingratidão o gélido frio
secou as chagas dos pés nas plantas puras!
Quantas vezes o anjo me dizia:
“Alma, assoma-te agora à janela,
verás com quanto amor chamar porfia!”
E quantas, bondade soberana e bela:
“Abrir-Lhe-emos amanhã” eu respondia,
para o mesmo responder no outro dia!


Hoje vamos recordar o soneto de Lope de Vega onde me vejo bastante bem retratado. Rezemo-lo, meditemos a partir dele.


À semelhança do poema, Senhor, que eu não adie todos os dias a minha conversão, e não Te recuse abrir a porta, sempre com a desculpa e a promessa de o fazer no dia seguinte: “Amanhã! Amanhã! Amanhã”. Senhor, com que ternura e com que paciência tens esperado por mim, para que eu me converta e Te abra a porta!



INFORMAÇÕES ÚTEIS
  • Durante este tempo quaresmal, todas as sextas-feiras, às 15:30, será celebrada a Via-Sacra.
  • Estão a decorrer na nossa comunidade paroquial encontros quaresmais de espiritualidade inaciana, destinados aos jovens. Estes encontros têm lugar na Sala Inácio de Loyola, durante os próximos quatro domingos, às 17:00.
  • Estão a decorrer as Conferências Quaresmais. Estas serão às sextas-feiras, no Centro Social e Cultural, às 21.30; excepto a última, proferida pelo Sr. Bispo, D. Manuel Felício, que será em S. Tiago.
  • Na próxima quarta-feira, dia 10 de Março terá lugar mais uma sessão do curso de Bíblia, orientado pelo Padre Hermínio Vitorino. O curso tem início às 21:15 e terá lugar na sala Inácio de Loyola.
  • Campanha “Vamos Ajudar a Madeira”. Vamos rezar e empenhar-nos a favor dos nossos irmãos madeirenses. As pessoas que quiserem contribuir com donativos, devem colocá-los num envelope, escrever a palavra “Madeira” e colocar nos cestinhos das colectas, ou entregá-los na secretaria. As importâncias recolhidas serão enviadas para a Caritas da Madeira.
  • No final das missas do próximo fim-de-semana, à porta da Igreja, far-se-á o peditório especial para a compra de Novos Andores para a Capela de S. João de Malta. Este peditório está a ser feito no 2º domingo de cada mês, como foi anunciado, até termos a verba necessária para a aquisição dos andores.

Nenhum comentário: