terça-feira, 23 de março de 2010

V Domingo da Quaresma


“O amor tudo desculpa!” (I Cor.3,7)


Um simples risco no chão, transforma pedras em perdão. A sentença de Jesus põe fim ao julgamento popular de uma mulher indefesa, num crime público, e em directo, de que aliás, se desconhece o principal cúmplice. Em vez da justiça que vem da Lei, escrita em tábuas de pedra, Jesus escreve com o dedo no chão, e dita a sentença cordial: «Quem de entre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra» (Jo.8,7). Depois, a sós, com a mulher, Jesus não ignora o pecado, mas vê com amor toda a miséria e toda a sua dor. E por isso, a oferta do perdão, destina-se a abrir-lhe um caminho novo, a oferecer uma nova oportunidade, numa espécie de nova criação: «Nem eu te condeno. Vai e não voltes a pecar» (Jo.8,11).
Informações
  • Na próxima quarta-feira, dia 24, pelas 21:00, haverá confissões quaresmais na nossa Igreja de S. Tiago. Este momento será antecedido por um exame de consciência preparado por um grupo de jovens. Depois deste, vários sacerdotes estarão disponíveis para atender em confissão. Encoraja-se todas as pessoas a viverem este encontro de reconciliação com Deus através do sacramento da reconciliação.
  • Na próxima quarta-feira, dia 24, não haverá curso Bíblico.

  • Na próxima sexta-feira, dia 26, a Via-sacra será às 14:30.
  • Operação Limpeza. Na próxima sexta-feira far-se-á uma limpeza geral e mais profunda na nossa Igreja e todas as dependências anexas. Pede-se a todas as pessoas que puderem o favor de se disponibilizarem para este serviço à comunidade. Operação limpeza será na sexta-feira, a partir das 15:30. Mais informações, por favor dirija-se à secretaria.
  • Na próxima sexta-feira, dia 26, haverá a última conferência quaresmal. A mesma conferência subordinada ao ano sacerdotal que estamos a viver, será proferida pelo Sr. Bispo, D. Manuel Felício. Terá lugar na nossa Igreja de S. Tiago, sala Inácio de Loyola.

  • No próximo sábado, dia 27, a catequese será vivida em ambiente de celebração de Ramos. Assim, das 15:00 às 18:00 haverá três sacerdotes disponíveis para atender os catequizandos e familiares em confissão. Pelas 18:00 será celebrada a Eucaristia depois da qual será vivida a paixão de Jesus de um modo encenado. Todos os pais e demais familiares dos catequizandos que frequentam a catequese em S. Tiago, são convidados a participarem nestas celebrações centrais da nossa fé. O ensaio para esta celebração terá lugar na nossa igreja na quinta-feira, a partir das 18:00.
  • No próximo domingo, dia 28, haverá mais um encontro quaresmal destinado a jovens.
  • Na quarta-feira, dia 31 será vivida a Ceia Hebraica em ambiente de oração. Uma vez que o número de participantes será limitado, deve ser feita uma inscrição. Para mais informações, contacte a secretaria.

  • Páscoa, tempo de embelezar os altares também com flores. Estes arranjos serão feitos na medida em que as pessoas colaborarem para aquisição das flores.

Nenhum comentário: