terça-feira, 27 de abril de 2010

O Senhor é meu Pastor, nada me falta!


No passado Domingo, dia 25 de Abril, a Comunidade Paroquial de S. Pedro festejou o Domingo do Bom Pastor.A Celebração Eucarística das 11h30 foi presidida pelo Pároco Pe. Francisco Rodrigues e concelebrada pelos Padres Sousa e Hermínio e constituiu o ponto alto da festa do Bom Pastor.
Aproveitámos a liturgia do 4º Domingo da Páscoa para realçar o papel dos padres da Comunidade Jesuíta da Covilhã simbolizados nos Sacerdotes que concelebraram. Eles são na verdade, junto com o Padre Cavaleiro que no momento não pode estar presente, os pastores que vão guiando as suas ovelhas – nós - , que nos levam pelos melhores caminhos e que nos ajudam nas dificuldades e nas dúvidas. Disso foi sinal claro a eloquente Homilia proferida pelo Pe. Sousa.Foi realçado o serviço que cada um de nós, paroquianos, deve prestar à comunidade, no exemplo dado pelos quatro novos Ministros Extraordinários da Comunhão que foram publicamente apresentados. Recentemente fizeram a sua preparação para este serviço na sede da nossa Diocese, na Guarda.
No final da Celebração houve ainda oportunidade de festejar o dom da Vida no gesto, já usual no último domingo de cada mês, de o nosso Pároco abençoar os paroquianos que, nesse mês, festejaram o seu aniversário (de nascimento, de Baptismo, de Matrimónio).
E, na simples oferta de um modesto ramo de flores a cada um dos Sacerdotes, procurámos demonstrar a nossa gratidão aos Pastores que se dão, ao longo do ano, para nos conduzirem.
Depois fomos todos festejar na “Bar…Carola”.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
  • Já estão abertas as inscrições para os Exercícios Espirituais orientados pelo Padre Hermínio Vitorino. Estes terão lugar no Seminário de Tortosendo, de 30 de Abril a 2 de Maio.
  • No próximo dia 1 de Maio, pelas 18:30, na Capela de S. João de Malta, inicia o Mês de Maria, com a oração do terço, comunhão e bênção do Santíssimo. A Procissão de Nossa Senhora de Fátima será no dia 13 de Maio. O restante programa será semelhante ao de anos anteriores.
  • A caminhada jovem –nocturna- realizar-se-á no dia 21 de Maio com programa a definir.
  • Ao contrário do que está estabelecido no programa anual das nossas actividades, no próximo sábado, dia 1 de Maio, não haverá catequese, assim, não haverá também a habitual missa da catequese.
  • No dia 28 de Abril, pelas 21:15, haverá reunião para os encarregados de educação dos catequizandos que frequentam o 8º ano e se preparam para celebrar a Festa da Vida.
  • No dia 6 de Maio pelas 21:15, haverá reunião para os encarregados de educação dos catequizandos que frequentam 0 5º ano e se preparam para celebrar a Festa do Credo.
  • A presença dos encarregados de educação nestas reuniões é obrigatória.

Nenhum comentário: