sexta-feira, 11 de junho de 2010

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


A espiritualidade do Coração de Jesus nasceu aos pés da cruz, no Calvário!
"O discípulo amado", estava lá, com Maria; foi ele o primeiro a contemplar aquele Coração trespassado pela lança e a entender o seu sentido.
Para S. João, é do Coração trespassado de Jesus que nasce a nova humanidade e a esse facto ele dá muita importância pois nele vê, a realização da profecia de Zacarias: "Aconteceu isso para se cumprir a Escritura que diz: contemplarão aquele que trespassaram!" (Zc 12, 10).
“Aquele que viu é que dá testemunho e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade, para que também vós acrediteis" (S. João)
O Coração de Deus que se revelou em Cristo é o que a hoje Igreja nos convida a contemplar e a celebrar.

A Palavra coração é uma das palavras que mais aparecem na Bíblia, (853 vezes no AT e 156 no NT), mais de mil vezes.
O coração era imaginado como a sede dos sentimentos e das emoções, mas é também a imagem que nos ajuda a perceber e melhor nos fala das emoções e do grande amor de Deus por cada um de nós.

Diz-nos o profeta Ezequiel: «Eu próprio irei em busca das minhas ovelhas e hei-de encontrá-las. Como o pastor que vigia o rebanho, quando estiver no meio das ovelhas que andavam tresmalhadas, assim Eu cuidarei das minhas ovelhas…» Estes dois verbos, irei à busca e cuidarei, recordam-nos que cada um tem um lugar especial no coração de Deus.
E ainda: «Tratarei a que estiver ferida, darei vigor à que andar enfraquecida e velarei pela gorda e vigorosa…» Revelam todo o cuidado que Deus revela por nós em cada dia e ajudam-nos a alcançar a verdade de tão grande AMOR.

O Evangelho salienta ainda, a atenção de Jesus que vai à procura da ovelha perdida. «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar?» Para Deus, cada um de nós não é só mais um, é alguém especial a quem Ele busca e quer ensinar o verdadeiro CAMINHO.
Esforcemo-nos cada vez mais por contemplar este Jesus que na Cruz dá a Vida por nós. Contemplemo-lo na frase: «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração…»

A Santa Margarida Maria Alacoque, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Cristo apareceu e descobrindo seu Coração, lhe disse:
"Eis o coração que tanto amou os homens... ao menos tu ama-me!..."

Contemplemos Jesus que continua a ser trespassado de muitas maneiras em cada pessoa que sofre e em cada um de nós!

(Notas da Homilia do P. Hermínio Vitorino, s.j.)

Nenhum comentário: