domingo, 4 de julho de 2010

XIV Domingo do tempo Comum


Dizei-lhes: está perto de vós, o reino de Deus!
(Lc.10,9)
Eis-nos a caminho de Jerusalém para a última Páscoa com Jesus. Nesta caminhada para Jerusalém e na Sua passagem para o Pai, Jesus leva consigo a nossa humanidade…
Esta caminhada é a figura da nossa existência, onde quer que vamos, caminhamos com Cristo.
Não são só os apóstolos que são enviados, mas sim os discípulos. Isto é, pessoas que aceitam escutar Jesus… Setenta e dois, número que significa a multidão.

O Reino de Deus chegou até vós…
É esta é a única mensagem confiada aos 72 discípulos. O Reino de Deus porém, contém em si mesmo um Nome… E esse nome é Jesus! Os discípulos vão à frente a anunciar a Sua vinda. Não vão ao encontro das pessoas para lhes anunciaram obrigações ou impor leis, mas para lhes dizer que acontecerá algo de novo, alguém virá ao seu encontro: Jesus, Dom e Alegria!
Poderemos dizer como refere Isaías, que seremos acarinhados e levados ao colo: “Vós sereis acariciados, enchei-vos de alegria.” Trata-se duma Boa Nova, não de uma má notícia. Temos de começar por esta leitura feliz de aventura humana.

Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias... (Lc.10,4 ) Não leveis nada...
Os discípulos fizeram uma descoberta extraordinária e disso dão testemunho, apresentam-se na pobreza. O despojamento é a sua mensagem. O despojamento não é um “bom negócio bolsista”, é certamente o melhor negócio.
A paz que anunciada passa pela Cruz… Despojar-se de Si mesmo para se deixar amar.

O Reino de Deus, vivido…
Não ao prestígio social, à ilusão dos grandes meios. O Reino de Deus é já aí onde chegamos e vivemos, naquilo que nos é pedido na nossa vida humana.
Acolhidos na paz, os discípulos podem curar doentes e expulsar os demónios.
Curar doentes, significa fazer-lhes compreender que a sua doença unida à Cruz de Cristo é Caminho de Ressurreição.
Expulsar os demónios é rejeitar todas as formas de poder, levantar a cabeça diante de todas as ilusões, escolher a Vida e não a Morte!

Como discípulos de Jesus somos nós hoje, enviados ao mundo para continuar a obra que Ele começou e para indicar a Boa Nova do Reino aos homens de toda a terra. E assim cada vez mais se torne mais visível que o Reino de Deus está no meio de nós.

(Da homilia do P. José Augusto Sousa, s.j.)

Nenhum comentário: