quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Solenidade da Imaculada Conceição


“FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA” (Lc 1,38)

O Sim de Maria

“A Palavra de Deus convoca e envia”, é o tema do nosso Plano Pastoral, para este e os próximos dois anos pastorais. Este Plano pastoral lembra-nos a importância da Palavra de Deus na nossa vida. Cada cristão e toda comunidade é convocada para escutar a Palavra e assimilá-la /vivê-la!

Foi o que aconteceu com Maria. Ela escutou, acolheu a Palavra de Deus e foi enviada em missão. E que missão! Maria converteu-se na colaboradora, por excelência, do maior acontecimento / missão da história: a Encarnação de Jesus! Maria, esta jovem entusiasmada e confiante, escuta a Palavra e põem-na em prática, ao comprometer-se com o crescimento do Reino, isto é, com o cumprimento da vontade Deus, anunciada pelo anjo. A Palavra de Deus interpela e provoca Maria, por isso, ela pronuncia um Sim generoso e feliz!

O Sim de Maria inaugurou a era do amor na terra e imprimiu um rumo novo à história. Deste facto nasce a nossa vocação e missão, se soubermos seguir o seu exemplo.
O sim de Maria firme e absoluto imprime em nós como que um choque decisivo e feliz, que nos conduz a dizer sim à concórdia, à comunidade, ao amor pleno que é a presença de Jesus, em cada um de nós e a Sua plenitude entre todos.

O sim de Maria, aceite, assumido e assimilado em cada um de nós, como que abafa o nosso ego, ensinando-nos a substituir o orgulho e o egoísmo, afim de que o reino do Amor, da solidariedade, da justiça, da paz triunfe no mundo.

O sim de Maria é uma verdadeira Páscoa que varre as sombras da morte e ressuscita a Vida para sempre, a quantos nos associamos à resposta fiel ao projecto de Deus em nós e nos outros, à semelhança de Nossa Senhora.
O sim de Maria abriu-nos o caminho da realização autêntica e o sentido da vida, à contemplação maravilhosa e gozosa da grandeza de Deus.

O sim de Maria trouxe-nos a tomada de consciência, o sentido dos projectos de Deus para cada um de nós: a encarnação do mesmo Cristo em nós, se soubermos captar a obediência e fidelidade de Maria como a suprema realização do Amor.

O sim de Maria deu início à regeneração pessoal e comunitária, totalmente verdadeira e de âmbito universal, porque desejamos construir a nossa vida com o exemplo da sua radicalidade, numa obediência activa e responsável.

O Salmo 118 diz: "Tua Palavra, Senhor, é um facho a iluminar os meus passos, uma luz a guiar-me nos caminhos da vida". (Sl 118, 109). Que a Palavra de Deus seja realmente para nós, a luz do nosso sim pessoal.
Quase mesmo a terminar, peço para nós, e para as nossas famílias, como estrela e guia, a amável companhia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da nossa cidade, e que nos acompanha sempre.

O Tempo de Advento e de Natal, mais do que outros tempos litúrgicos, é por excelência, o tempo do silêncio, o tempo de Maria.

Por isso, faço, finalmente, um pedido a Nossa Senhora: ó Mãe bendita, neste tempo de Advento e de Natal “coloca-me com o teu Filho”, o Emanuel, Deus-connosco, e seja feita a Sua vontade e não a minha! Senhora Nossa, eu não me quero esquecer que o teu Sim e o teu Amor me ajudam a viver, e a dizer também o meu Sim à Palavra, ao projecto de Deus para mim. Ámen!

P. Hermínio Vitorino, sj (texto e foto do Monumento na Covilhã)

Nenhum comentário: