segunda-feira, 26 de março de 2012

5ª. Semana da Quaresma - Chegou a hora...


“Se o grão de trigo lançado à terra, não morrer, fica só; 
mas se morrer, dará muito fruto” (Jo 12,24)

Se para Jesus chegou a hora, como nos relata o evangelho, também para o cristão chegou o tempo favorável, de ver Jesus e de se identificar com Ele plenamente. Chegou a hora de renovar a Aliança, como nos mostram as leituras do V Domingo.
Chegou a hora de conhecer Jesus e de deixar-se atrair por Ele; chegou a hora de “morrer para dar fruto”; chegou a hora de servir e amar.
- Os gregos queriam ver Jesus e pediram ajuda a Filipe. André e Filipe levaram-nos a Jesus. E assim se foi formando esta cadeia de apresentação, de condução de outros até Jesus. Tenho consciência que faço parte desta imensa corrente de anúncio que chegou até nós? Também desejo conhecer Jesus? A quem recorro para me ajudarem a ver Jesus? Jesus dá-se a conhecer e fala do Mistério da Sua Paixão e Morte.
- Chegou a hora de morrer e dar fruto – Jesus é muito claro e diz-nos “a vida ninguém ma tira sou Eu que a dou livremente” (Jo 10,18), e ainda “E quando eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim” (Jo 12,32). E eu estou disposto a oferecer minha vida? Nesta última semana da Quaresma contemplemos a Jesus na cruz, que Se oferece e dá a Sua vida por nós, por mim.
- Chegou a hora de servir e de amar – “Não há maior prova de amor do que dar a Vida pelos seus amigos”. (Jo 15,13) e “se alguém Me quiser servir, que Me siga” (Jo 12,26), diz Jesus. Segui-Lo e servi-Lo são duas faces da nossa vida de cristã e que não se podem separar. É no serviço, no “fazer o bem sem olhar a quem”, que se distingue e aperfeiçoa a vida de cada apaixonado por Jesus.
“O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas” (Jo 10,11). Senhor, quem acredita em Ti nunca morrerá! A tua morte é um grande sinal, para que o nosso coração confie mais em Ti, Tu que Te “perdeste” de Amor por cada um de nós. Perdoa-nos porque tantas vezes não entendemos o teu imenso Amor!
                                  P. Hermínio Vitorino, s.j.

Nenhum comentário: