segunda-feira, 5 de março de 2012

Quaresma - 2ª. semana



            “Subiu à montanha e transfigurou-Se diante deles”
(Mc 8,32)
Subir e descer são andamentos importantes do nosso peregrinar! Subir para contemplar o Rosto resplandecente de Cristo e encontrar um sentido novo para a vida; descer para que o nosso olhar de assombro e de encantamento incendeie a vida por onde passamos.
No cimo da montanha, lugar de encontro com o Deus da vida e da história, a luz intensa do mundo dos vivos repousa sobre os Apóstolos e sobre cada pessoa. Porque a visão do Tabor é uma experiência ao alcance e aberta a cada um de nós, quando estamos em sintonia profunda com Deus, e sempre que nos deixamos converter, transfigurar com Ele e por Ele.
Esta página do Evangelho não se refere só a Jesus, mas à transfiguração dos homens, pois com a Sua transfiguração são os discípulos que se transformam em Apóstolos. Transfigurar-se é deixar que Deus projecte luz sobre a sombra e a desordem da nossa vida, sobre o nosso desespero; é ser abençoado por Deus!
Jesus convida-nos a olhar para cima, para Ele, para o Seu Rosto de Ressuscitado e Senhor dos vivos, que tem poder sobre o sofrimento, sobre o pecado e sobre a morte.
No evangelho de Marcos, pouco antes da transfiguração, Jesus tinha feito o primeiro anúncio da Paixão, dizendo aos discípulos: “o Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado […] e ressuscitar depois de três dias” (cf. Mc 8,32). Ele alerta-nos que, para chegarmos à alegria plena e entrarmos na glória, há que percorrer o caminho da entrega, da dor, da cruz, isto é, entrar no Mistério do Messias Sofredor, para um dia participarmos no Mistério da Ressurreição e da Glória.
Estás decidido, então, a subir à montanha com Jesus e fixar n’Ele o teu olhar? Na montanha, perto de Deus, escuta-O e deixa que a transfiguração de Jesus que, naquele momento, entusiasmou Pedro, Tiago e João, te renove e entusiasme também a ti!
                                             P. Hermínio Vitorino, s.j.

                                  
Informações úteis


Via Sacra
Quaresma é um tempo de graça, de transformação de atitude e de revisão de vida! É um caminho de subida, que nos conduz ao ponto mais alto do Amor, cuja concretização acontece na Cruz! Para que o mistério da Paixão e Morte sejam vividos com maior intensidade, durante todas as Sextas-Feiras da Quaresma, às 15:00h, deixemo-nos tocar pelo Amor de Jesus e participemos na Via-Sacra.

"Busca o encontro com Deus e Ele falar-te-á ao coração"      
Quaresma é um tempo de silêncio, de partilha, de dádiva e de perdão! É tempo de olhar para tudo o que se tem feito e vivido e descobrir qual é o verdadeiro centro da nossa vida!
É tempo de meditar e rezar mais, de viver a caridade com o nosso irmão, de amar mais, de esperar, ansiosamente, a ressurreição de Cristo, desejando ressuscitar também para uma Nova Vida!
Neste tempo litúrgico, com o objectivo de nos conduzir a uma experiência de encontro com Deus, a nossa Comunidade Paroquial fará semanalmente um tempo de oração, dirigida aos mais jovens (mas aberto a todos). Com início já domingo dia 26, às 17:00 h, na Sala Santo Inácio de Loyola.
                     

Nenhum comentário: