segunda-feira, 19 de março de 2012

4ª. Semana da Quaresma


Procurar Jesus

Uma das páginas mais belas e dos diálogos mais profundos, do Evangelho, é aquele que Jesus teve com Nicodemos.
Ele pertencia ao Sinédrio e vivia inquieto, mas ao ver e ao escutar Jesus, teve a coragem de o procurar para o conhecer. Em resumo, Nicodemos procurou, encontrou Jesus, falou com Ele e escutou-o.
Todos nós sentimos consolação quando, em situação de escuridão ou de trevas, alguém nos alumia ou ajuda nas nossas dificuldades. Quanto mais importante e profundo é ser iluminado por Deus que salva!
Nicodemos procurou Jesus de noite, no meio das trevas, mas encontrou a Luz. Porque encontrou Jesus, regressou com o seu coração e a sua vida iluminada. À ida caminha nas trevas que o desorientam, no regresso é envolvido e conduzido pela Verdadeira Luz.
Deus nunca nos considera um caso perdido, mas olha-nos como um filho Seu a salvar! Deus que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós que estávamos mortos, por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida com Cristo” (Ef.2,4). Paulo refere-se aqui ao mistério cruz, da morte e da ressurreição de Jesus, onde se manifestou o cúmulo absoluto da loucura do amor de Deus por nós.
Somos salvos, simplesmente “pela grande caridade, com que Deus nos amou”. «Deus, que é rico em misericórdia», olhou-nos com amor, amou-nos primeiro, encheu-se de compaixão.
Procuremos o Deus da Luz, o Deus do Amor, que salva, através de Jesus Cristo, porque “Deus amou tanto o mundo que lhe entregou o seu próprio Filho” (cf. Jo 3,14-21). O nosso Deus é um Deus atento, o Deus de todos os tempos, de todos os homens! Só na luz que vem de Deus é que poderemos ser salvos!
Nesta Quaresma, é importante olhar outra vez, longa, paciente e intensamente para a Cruz, onde é claro.
Pratiquemos então a verdade, na caridade! Aproximemo-nos da luz! Olhemos para a Cruz. Quem se aproxima da Cruz, toca a verdade. E quem pratica a verdade, aproxima-se da Luz!...
                                   
                                                    P. Hermínio Vitorino, s.j.

Nenhum comentário: