domingo, 5 de agosto de 2012

XVIII DOMINGO COMUM - ANO B



"Quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita 
em Mim nunca mais terá sede" (Jo 6, 35) 

Ajuda para meditação e oração
  • As pessoas tinham fome, procuram mais pão... Procuram o milagre e não o sinal de Deus que no milagre se escondia. O que é que procuro mais na minha vida: o milagre ou o sinal?
  • Fome de pão, fome de Deus. Qual das duas predomina em mim?
  • Jesus disse: “Eu sou o pão da vida”. Ele sacia a fome e a sede. Que experiência tenho disto?
  • Por uns breves momentos faço silêncio dentro de mim... pergunto-me: “Crer em Jesus: que significa isto para mim, mais concretamente na minha vida de cada dia?”.
(modificado)

O diálogo de Jesus com o povo, com os judeus e com os discípulos é um diálogo bonito mas exigente. Jesus procura abrir os olhos das pessoas para que aprendam a ler os acontecimentos e descubram neles o rumo que devem tomar na vida. Não basta ir atrás dos sinais milagrosos que multiplicam o pão para o corpo. Nem só de pão vive o homem. A luta pela vida sem uma mística não alcança a raiz. Na medida que vão conversando com Jesus, as pessoas sentem-se cada vez mais contrariada pelas palavras dele, pois não cede nem altera as suas exigências. O discurso parece desenvolver-se em espiral. Na medida em que o diálogo avança, há cada vez menos gente que fica com Jesus. No final ficam somente os Doze, e Jesus nem sequer pode confiar neles. Hoje acontece o mesmo. Quando o evangelho exige um compromisso muita gente afasta-se.

Nenhum comentário: