domingo, 17 de fevereiro de 2013

Quaresma - I Domingo C



A FOME DE ISRAEL, A NOSSA FOME E A FOME DE JESUS
Deus poderá pôr-nos a mesa no deserto da nossa vida e matar a nossa fome com um alimento saboroso e que dure para sempre? Era esta a pergunta do Povo de Israel, faminto como estava, quando deambulava pelo deserto do Sinai e também a nossa pergunta, quando vegetamos em solidão pela vida fora, famintos de felicidade. Na prática, tanto a pergunta do Povo de Israel, como a nossa pergunta traduz-se no seguinte: Deus está verdadeiramente connosco, é nosso amigo, quando submetidos à provação, ao sofrimento? Israel duvidou de Deus e nós também duvidamos, quando nos sentimos provados. É a nossa fé posta à prova, que não vê, por vezes, uma porta que se abra ou uma luz no fundo do túnel. E, como é importante, nesses momentos de crise, que a nossa fé não vacile!...; que não desconfiemos de Deus, mas que acreditemos n´Ele que sempre nos cobre, e acarinha com o seu amor, na tempestade e nas ondas encapeladas dos maremotos? Só Ele matou a fome aos Israelitas com o maná, no interior do deserto. Só Ele pôs a mesa a Seu Filho Jesus no deserto, como se diz no Evangelho de hoje e o alimentou com um pão especial, o da flor da farinha e com o mel do rochedo, como se diz no livro da Sabedoria. E somente Ele nos porá também a nós a mesa da Palavra e do Pão. Mas, como é que isto é possível?

A ÁRVORE DA VIDA E A ÁRVORE DO CONHECIMENTO
         Duas Árvores plantadas no meio do Jardim do Eden como, se diz hoje na primeira leitura. Para qual das árvores, estendemos as mãos para delas colhermos os frutos e podermos matar a fome?... Para que Deus possa continuar a caminhar connosco no paraíso da vida, temos que estender as mãos à árvore de vida e dela colhermos os seus saborosos frutos. Escolher a árvore do conhecimento, seria desafiar a Deus como fez Adão e Eva. Jesus, no deserto, escolheu a árvore da vida: nem só de Pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus!... A Palavra que sai da boca de Deus é Palavra encarnada de Deus, Jesus Cristo Encarnado levantado no meio dos homens, como o contemplamos no Natal e a atrair-nos desde a árvore da Cruz para ser pão imolado para sempre, o verdadeiro Pão da Vida.

A ÚNICA ÁRVORE

Na Paixão, a árvore do conhecimento e a árvore da vida reduzem-se apenas a uma única árvore, a árvore da cruz. A árvore da cruz é árvore do conhecimento, porque, como diz Paulo, é o único livro aberto e a única sabedoria, onde se revela o amor de Deus para connosco. Mas, a árvore da cruz é também árvore da vida, porque, do lado aberto do Senhor, saiu sangue e água, os sacramentos do Baptismo e da Eucaristia, o Pão da Vida que nos mata a fome para sempre. Na árvore da cruz, Deus é Sabedoria para aqueles que creem e entrega-se a nós como Alimento e Bebida. O Pão e o Vinho para o peregrino que empreende o caminho nesta Quaresma até à Cruz e à Glória da ressurreição!...
Que importância se dá, na vida das vossas comunidades e dos fiéis à celebração da Eucaristia? Como é a frequência na participação da Santa Missa aos Domingos? Por ocasião das grandes festas do Ano Litúrgico?
                                                                                  
P. José Augusto Alves de Sousa, SJ



Nenhum comentário: