domingo, 10 de fevereiro de 2013

V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

O nada de uma noite de cansaço e a abundância das redes lançadas 
em nome de Jesus…


Deus chama-nos e convoca-nos pela suavidade da Sua presença. Olhemos para Pedro que é chamado agora a ser pescador de homens,
Como homens e mulheres, todos somos convocados para a vida. Somos um acto de chamamento pela Palavra de alguém. O que seríamos sem isso? O que seria eu se ninguém me tivesse chamado à vida e criado? 
A existência é o chamamento maior, a palavra foi-nos dada para que a dirijamos aos outros. Como estou a fazer brotar esta vida que me foi dada? O que estou a fazer com este dom que me foi dado?

Hoje todos somos convocados/chamados, para o anúncio do reino. O profeta Isaías chamado a ser evangelizador considera-se um homem de lábios impuros. Diante da grandeza daquele que nos chama sentimos a pequenez.
Quem sou eu para falar em nome de Deus? Mas o anjo vem ao seu encontro e diz-lhe: “sou eu que te purifico para que possas falar em nome de Deus.” O mesmo diz a Nicodemos… “quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”! E a Pedro: Não digas que não sabes pescar! …
Deus toca-nos e purifica-nos, torna-nos aptos para o anúncio da Palavra. Santo Inácio de Loiola, coxo, doente… na sua debilidade é chamado. Sim, na pequenez do que somos, podemos ser tocados pelo carvão de Deus. Não há nada maior do que ser-se enviado. Adquire-se a liberdade porque não precisamos de qualquer estatuto ou apresentação especial. 

Assim a grandeza do enviado está Naquele que o envia. Se houver êxitos não ficará inchado, se não obtiver também não ficará deprimido. É livre, a força é-lhe dada por um outro.
Porque é que muitas vezes não pescamos nada? Andamos toda a noite e não pescamos nem um único peixe? Será que vamos em nosso nome?
Jesus diz-nos hoje a nós: lança as redes novamente mas não em teu nome! Só com os teus meios, não pescarás nada. Em teu nome lançarei as redes… se vierem cheias ficarei contente, se vierem com um só peixe também ficarei feliz.
O nada de uma noite de cansaço e a abundância das redes lançadas em nome de Jesus…
E a Pedro diz ainda: Em meu nome serás pescador de homens! O peso em nome de Jesus será leve, será Missão em nome do Senhor e instrumento do Seu espírito. Tudo muda porque o que faz sentido vem de outro e não de mim.

Porque andamos muitas vezes tão cansados? Não andaremos a pescar em nome próprio?
Vale a pena lançar as redes! Tenhamos a coragem de ouvir novamente a Palavra do Senhor… A força virá de nos sentirmos chamados. Que tudo seja feito em nome do Senhor e a nossa vida será mais fecunda porque Ele a purifica.
Peçamos a graça de podermos aprender a escutar, para podermos aprender a responder e IR EM NOME DO SENHOR. 


(notas da homilia do P. José Frazão, sj - por Alice Matos)

Nenhum comentário: