segunda-feira, 20 de maio de 2013

Informações úteis


No dia 2 de Junho (dia de Corpo de Deus), teremos a 1ª Comunhão, na Missa das 11:30. Os Pais dos Meninos e Meninas que fazem a 1ª Comunhão terão uma reunião no próximo sábado, dia 25 de Maio, às 16:00 horas.

Ainda a 2 de Junho, haverá a Procissão do Corpo de Deus, que, este ano, terminará em São Tiago. Na véspera, vamos precisar de flores e verduras para os tapetes em frente da Igreja – e, também, de voluntários para os decorar!... Solicita-se ajuda.

Como já toda a gente saberá, o Sr. Bispo, neste Ano da Fé, tem vindo a organizar Celebrações da Fé nos Arciprestados da Diocese. O objectivo é juntar todos os católicos (os que possam participar) numa numa grande e festiva manifestação conjunta de Fé cristã. No nosso caso, essa celebração vai ter lugar a 26 de Maio, e vai incluir a cerimónia do Crisma para as paróquias da cidade e arredores. Em vista desta participação conjunta de Padres e Leigos, nesse fim-de-semana, não haverá qualquer outra Missa dominical no Arciprestado. Quem não puder participar na celebração solene, fica dispensado do cumprimento do preceito dominical.

Como propostas de preparação espiritual para esta celebração, teremos: - na 6ª feira (24), haverá, em cada Paróquia, uma hora de adoração ao Santíssimo, a começar às 21horas; o Sábado (25), das 10 às 16, terá lugar, no Paul, um retiro aberto a toda a gente. [Quem quiser almoçar, deve inscrever-se]. À noite, às 21 h., na Igreja da SS. Trindade, realizar-se-á um concerto/oração. Ver programas à entrada da Igreja.

Especialmente para os Crismandos: no Sábado (25), a partir das 15 horas, terão possibilidade de se confessarem em S. Tiago; e às 17 horas, haverá ensaio geral da cerimónia do crisma, na ANIL. Para os outros, segue a catequese normal, mas não haverá a “Missa da catequese”.

Quanto ao Domingo, dia 26: às 14:30, será a concentração na Escola Pêro da Covilhã, para, às 15 horas, começar o cortejo em direcção à ANIL, onde terá lugar a Cerimónia que inclui Missa e Crisma.

 Na carta que pode ser lida à entrada da Igreja, diz o Sr. Bispo: “É concedida indulgência jubilar (plenária) a todos os que participarem nas acções desta jornada, se confessarem e tomarem parte na Eucaristia da concentração arciprestal, no dia 26, recebendo nela a Sagrada Comunhão”. 



Nenhum comentário: