sábado, 29 de junho de 2013

SOLENIDADE DE S. PEDRO E S. PAULO

Toda a Igreja unida celebra a festa de Pedro e Paulo 


Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
Na pessoa de PEDRO, destaca-se o Pastor das Comunidades, aquele que é referência da fé para os irmãos. Na pessoa de Paulo, aparece mais o líder Missionário, que forma comunidades e faz expandir a fé em todas as nações.
Pedro recorda mais a instituição... Paulo, o carisma...
PEDRO E PAULO  são figuras gigantescas da Igreja primitiva, que tinha a missão de continuara OBRA salvadora de Cristo...
Relembrando as figuras de São Pedro e São Paulo, perguntemo-nos. Damos testemunho de Cristo, como eles, no ambiente em que vivemos? Acreditamos que somos responsáveis pela continuação do projeto de Deus?
 Se a Igreja deve permanecer, mesmo depois da morte de Pedro, devemos admitir que os poderes concedidos a Pedro,  passem também aos seus legítimos sucessores, que são os PAPAS...
Relembrando o Papa, peçamos a Deus que lhe dê: MUITA LUZ... Para apontar sempre o melhor caminho para a Igreja... e MUITA FORÇA... Para enfrentar com otimismo e alegria as contestações do mundo moderno...
A Igreja é um corpo vivo, que se constrói com pedras vivas. Todos colaboramos na construção, mas sob a guia e supervisão dos sucessores de Pedro (o Papa) e dos Apóstolos (os bispos).

Celebrar a Solenidade de S. Pedro e S. Paulo, é também deixar que o nosso coração se deixe interrogar e reponda às seguintes questões: Quem é Jesus? O que é que “os homens” dizem de Jesus? O que é que Eu digo de Jesus ou que é Jesus para mim?


P. Hermínio Vitorino, sj

Nenhum comentário: