domingo, 1 de dezembro de 2013

I Domingo do Advento


A ESPERA DO ENCONTRO

Isabel, parente da Mãe de Deus, era estéril e já de idade avançada. (…) A esterilidade de Isabel tornará evidente o sinal da virgindade fecunda de Maria. De facto, com a Virgem Maria, a humanidade apresenta-se finalmente disposta a não reivindicar, a retirar-se, a não reservar para si o primeiro lugar, mas a -lo conscientemente a Deus, para que Ele possa agir. A efusão do amor de Deus assume e fecunda a energia de acolhimento da Virgem. O Senhor da Vida pode agora fazer frutificar o ventre virgem, que assim se torna um ventre materno. Virgem e Mãe: 
uma novidade absoluta e única que exprime todo o mistério da relação entre Deus e o género humano.
E, para confirmar o prodígio, o mesmo Senhor da Vida reabre o ventre já fechado da anciã. Será Isabel, graças à exultação do próprio filho no ventre e na força do Espírito Santo (cf. Lc 1, 41), a reconhecer em primeiro lugar a vinda de Cristo e a acolher o Salvador como hóspede em sua casa. Será exactamente a saudação de Isabel  «Bendito o fruto do teu ventre!»  a suscitar no coração de Maria o mais belo cântico de louvor que a humanidade pode dirigir a Deus. E será exactamente o seu filho, o Precursor, que, gritando a verdade sobre o pecado (cf. Mt3, 1-6), nos ajudará a confessar a necessidade da salvação e a prepararmo-nos assim  hoje como então  para reconhecer Cristo como nosso Salvador e nosso Senhor.

O Natal – Mosaicos de Rupnik . Editorial AO

Para Rezar em Família


  LEITURA
«Vós sabeis em que tempo estamos: chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé.
A noite vai adiantada e o dia está próximo. Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.»
(S. Paulo aos Romanos) 13, 11-12

REFLEXÃO
O texto fala-nos de nos «levantarmos do sono». De facto, todos nós andamos muitas vezes a dormir, num sono profundo, quando estamos aparentemente acordados (até de olhos abertos) e cheios de pressa. Mas a nossa alma, o nosso espírito, dorme, e os nossos olhos, apesar de abertos, não conseguem ver o essencial,
aquilo que nos salva. O texto sugere-nos também que o tempo de Advento é um tempo de deixar para trás o que nos afasta do Senhor e de acordarmos para a promessa que se concretiza: o Amor de Deus feito homem no Senhor Jesus que vai nascer.

PROPOSTA DE ORAÇÃO PARTILHADA
Neste início de Advento, Senhor, quero pedir-Te para que o bater do meu coração passe a ser como um despertador. Um despertador bem forte, que me acorda de todas as pequenas coisas para as quais ando adormecido (pensar um aspeto em que sinta que anda adormecido).
Senhor, acorda-me para Ti e lembra-me que és Tu que pulsas no coração de cada um. Este Natal, quando nasceres, Senhor, quero estar bem acordado para Te receber.

 http://apacsjb.org.pt/documentos/Livro-do-Advento





Nenhum comentário: