domingo, 15 de dezembro de 2013

III Domingo de Advento

José, o homem bom que, no sonho, entrevê o mistério


No presépio (…), talvez um pouco retirado, ponhamos José. Enquanto Maria medita, ele sonha. É no sonho que ouve. É no sonho que compreende e decide. “Não temas”. E José deixa de temer. Toma Maria consigo. Bastar-lhe-á dispor as coisas ao Mistério. Entra nele como quem fica de fora. Respeita-o como quem está dentro. O que se passa no ventre de Maria e o que se passará na gruta do nascimento não poderia acontecer sem o seu sonho, a sua presença, a sua distância. José acompanha. E basta-lhe. Tão ajustado, a sua justiça comove-nos.
Peguemos, então, com José numa candeia acesa e iluminemos a escuridão da gruta. Aproximemos os animais para que tudo fique mais aconchegado. Preparemos os cânticos. Maria está grávida. Em breve dará à luz. O seu menino, o Filho, nos será dado, Ele, a nossa luz e a nossa paz. (…)
P. José Frazão Correia, sj

 Para Rezar em Família


LEITURA: Is 35, 1-6.10
1Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. 2Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e do Sáron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus.
 3Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. 4Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos.» 5Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. 6Então o coxo saltará como um veado, e a língua do mudo cantará de alegria. 10Voltarão os que o Senhor libertar, hão-de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento, e acabarão a dor e os gemidos.

Eu serei o salvador de Sião e a glória de Jerusalém.  (Ant. 3- Laudes do III Domingo Advento)

REFLEXÃO
Esta é a terceira semana do Advento. Celebramos o domingo da alegria. Sim, o cristão não é contente, é alegre. O Homem cristão não se pode contentar com algo pequeno, com algo finito. O Ser-Humano é criado para o alto, para o infinito, para a eternidade. Pois bem, o Homem deve-se sentir nascido a cada dia para a mais alta dimensão humana e espiritual do seu Ser, que só reconhece a maior amplitude da sua Existência, em Jesus, a quem esperamos. Tomemos como exemplo a imagem de Maria.

Oração
Após a tua meditação pessoal, ou em grupo, faz uma pequena reflexão/ debate, acerca do papel e da figura de Maria na História da Salvação, na história da tua vocação como Homem e na história da tua fé. Maria é, sem dúvida, a maior testemunha da redenção que nos vem por Jesus.

É preciso aprender de Maria a disponibilidade total com que Ela recebeu Jesus na sua vida.
Papa Francisco

 «Esperar na Alegria» 

Nenhum comentário: