domingo, 12 de janeiro de 2014

FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR


Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Batista ao Jordão, para ser baptizado por ele.
Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser batizado por ti e Tu vens ter comigo?».
Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça».
João deixou então que Ele se aproximasse. Logo que Jesus foi batizado, saiu da água.
Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência».
S. Mateus 3, 13-17

Jesus vai da sua terra, Nazaré, até ao rio Jordão, onde o profeta João faz um ritual de conversão submergindo as pessoas na água, como sinal de lavagem e renascimento.
Coloca-se também Ele na fila e pede o Baptismo de João, quer partilhar a condição da humanidade pecadora. Quer tornar-se semelhante a nós e também tornar-nos semelhantes a Ele.
Ao sair da água, Jesus, tem uma experiência muito forte do amor de Deus: “Este é o meu Filho muito amado…”, tão forte que o faz tomar consciência da sua missão e a partir daí deixa a vida oculta e entrega-se à vida pública: partiu em viagem pelos caminhos poeirentos da Palestina, a testemunhar o projecto libertador do Pai.
Jesus instituiu o Batismo como um dom para nos dar a Sua Vida em abundância. Por Ele renascemos para uma vida nova que nos compromete na missão de baptizados no Espírito Santo e Filhos muito amados de Deus.

Como nos propões Santo Inácio de Loiola nos Exercícios Espirituais (273), passemos algum tempo a rever esta cena como se lá estivéssemos. Enquanto Jesus estava na água, ou na margem do rio  Jordão, depois de João O ter baptizado, qualquer coisa de extraordinário acontece a Jesus. 
Também nós, à medida que crescemos na descoberta do Pai, crescemos na consciência de sermos Filhos muito amados.


Nenhum comentário: