sábado, 13 de dezembro de 2014

3ºDOMINGO DO ADVENTO


REFLEXÃO SOBRE AS LEITURAS DO 3º DOMINGO DO ADVENTO ISAÍAS 61,1-2.10-11; LUC.1,46-54;1 TESSALONICENSES 5,16-24; JOÃO 1,6-8.19-28

A ALEGRIA FRUTO DUMA PROMESSA: FÉ SEM “VER”. Hoje, todas as leituras deste Domingo, e o Cântico de Maria (Magnificat) nos convidam à alegria, ao júbilo e à esperança. Paulo diz: “vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é, a vosso respeito, a vontade de Deus em Jesus Cristo (1 Tes.5,16-18). O profeta Isaías também nos anuncia um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim. João Baptista no Evangelho leva os interlocutores a conhecerem Jesus a quem o Pai enviou e nisto consiste a alegria de João e a nossa alegria pela vinda do esposo que vem realizar as núpcias com a sua esposa, a humanidade. É, por isso que este 3ºDomingo do Advento se chama, na Liturgia, o Domingo Gaudete, um Domingo de júbilo, de alegria. Alegria, evidentemente, porque se aproxima o Natal, o dia do Nascimento do Verbo de Deus. Este nascimento de Jesus traz-nos à memória, o dia do nosso nascimento para a graça, o dia do nosso Baptismo. Nasce Jesus Cristo, segundo a carne, como nos relata a Escritura e renascemos nós, segundo o Espírito Santo, para sermos filhos de Deus, filhos no Filho, isto é, filhos por graça de Deus, no Filho de Deus por natureza. E que motivo maior do que este para darmos acção de graças e para termos alegria e grande júbilo?! A alegria não vem mencionada no Evangelho que hoje proclamamos, mas ela não está longe do mesmo Evangelho de João, porque, em 3, 29, o Baptista declara que a sua alegria é perfeita pela vinda de Cristo ao mundo, o esposo a quem pertence a esposa, a humanidade. Uma alegria que é a certeza da vinda de Deus ao nosso mundo, alguém que ainda não chegou. Isaías não vê a libertação de seu povo senão de longe. Maria não é ainda Mãe, mas alegra-se, juntamente com a sua prima Isabel. A esperança faz habitar, desde já, em nós, a alegria que esperamos: a gravidez é gozosa por causa dum nascimento futuro e Maria, grávida de Jesus, sente o Menino estremecer de alegria no seu seio. Tudo o que ela vive está ainda em gestão, mas com o selo da promessa de Deus que é fiel. “Darás á luz um Filho”.Jesus vem visitar-nos e a perspectiva da sua vinda nos torna já felizes: já e ainda não, dirá S. Paulo, no seu fervor de amor a Cristo, a Jesus Cristo, meu Senhor como o Apóstolo gosta de expressar-se! Isaías, a própria Maria, Isabel, Paulo e nós, alegramo-nos com a sua vinda. Mas nada pode justificar esta alegria senão a fé ouvida e entendida pelo coração, uma palavra que é uma promessa. Fé sem”ver”. Nós viveremos desta fé sem ver até ao último dia da nossa vida. E é necessário que assimilemos isto, neste Natal. A proximidade de Deus feito Menino, num bercito de criança, a sua passagem pela Palestina, a Morte, Ressurreição e Ascensão aos Céus, as experiências místicas do nosso encontro com Ele na oração, são o alimento dessa nossa fé sem ver. Caminhamos, como se víssemos o invisível à imagem e semelhança dos crentes que no refere a Carta aos Hebreus no Capítulo 11: Pele fé, Abraão foi em demanda duma Terra, a Terra Prometida…Pela fé, Moisés tirou o Povo do Egipto e confiou que havia de passar com ele o Mar Vermelho, a pé enxuto, pelo poder de Deus…

TRÊS VEZES “NÃO”   , A HISTÓRIA DUMA VOZ E O “SIM” DE JOÃO: Um Profeta foi enviado por Deus chamado João. Ele veio para dar testemunho da luz para que, por meio dele, todos vissem a luz, ma a seguir, João faz uma precisão importante: ele não é a Luz, mas veio para dar testemunha da Luz. É impressionante a humildade e verdade de João pela resposta taxativa dada aos enviados dos sacerdotes e levitas que vêm de Jerusalém para lhe perguntarem se ele é Elias, o Profeta de fogo esperado como defensor da Majestade de Deus, se Ele é o Messias esperado. A isto, responde João, com toda a humildade e verdade: NÃO. Eu não sou a Luz, eu não sou Elias, Eu não sou o Messias esperado. Mas como ninguém pode viver apenas por negações, João também se define por um SIM. Eu sou uma VOZ que clama no deserto. Jesus, desde toda a eternidade, é uma presença escondida, interior a toda a humanidade, mas todas as palavras do passado (Elias, Isaías…) anunciavam e preparavam João e João anunciava e preparava Jesus: o próprio Jesus, no discurso da Ceia anunciava e preparava a vinda do Espírito Santo e a sua própria vinda como Cristo na glória. A Palavra circula, desde os começos da criação e não encontra descanso. Passa, mas em cada passagem, ela se enriquece com o que nós lhe retribuímos. Esta Palavra vem das origens. No princípio era o Verbo. E o Verbo era Deus e o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Quando João diz que é uma voz esta voz de João não é a sua voz, mas uma voz que vem desde o começos, a voz criadora e salvadora e a alegria de João é, através da sua voz, ouvir a voz do esposo (Jo.3,29) que vem celebrar as núpcias com a humanidade. Todo o nosso ministério na Igreja, todas as nossas palavras, toda a nossa catequese, todas as nossas homilias, são para que todos crêem na Palavra que nos pode salvar, Jesus Cristo. Não é em vão que na missa do dia de Natal se medita no Prólogo do Evangelho de S. João que nos narra a aventura dessa Palavra, do Verbo de Deus, até chegar a nós em Jesus Cristo.

ENTRE VÓS ESTÁ ALGUÉM QUE VÓS NÃO CONHECEIS: Sim. Não o reconhecemos à primeira vista, mas está João e os nossos irmãos na fé para no-lo darem a conhecer. Se temos fé, este intercâmbio é mútuo. Eu recebo Cristo na minha vida e dou a conhecer isto aos demais. É a corrente interminável de fé-testemunho. Cristo é sem cessar a encontrar, a reconhecer e a dar a conhecer e deste conhecimento nasce o amor. Ele veio, Ele vira e voltará sempre. Certamente que as nossas tristezas e alegrais não passam, mas, com Cristo na nossa vida, passamos a vivê-las doutra maneira. Também as nossas alegrias permanecerão as mesmas, mas vividas doutra maneira. PORQUE DEUS ESTÁ CONNOSCO. BOAS FESTAS DESTE NATAL.

P. José Augusto Alves de Sousa S.J

Nenhum comentário: