domingo, 20 de março de 2016

DOMINGO DE RAMOS - PAIXÃO DO SENHOR

Pilatos perguntou-Lhe: «Tu és o Rei dos judeus?» Jesus respondeu-lhe: «Tu o dizes».


Um grupo de homens aproxima-se da cidade de Jerusalém para preparar a Páscoa.
Todos vêem para as portas receber Aquele que chega. Uns já sabe quem Ele é, outros tinham ouvido falar d’Ele, outros são arrastados pela multidão.
Procuram todos o mesmo, ainda que nem todos o soubessem, procuram o Senhor, o Rei! Mas Ele chega de modo diferente dos outros reis… Um Rei diferente, pobre e humilde que vem montado num jumentinho. É assim que Jesus entra em Jerusalém, um Deus humilde que vem trazer a Salvação.
Toda a cidade se agita com a multidão festejando e dando graças a Deus. A imagem do burrinho que carrega Jesus à medida que a Sua hora se aproxima, a hora em que Ele dá a Sua vida por Amor, é símbolo da simplicidade com que viveu.
Também nós, ontem com a nossa Catequese e hoje nas diversas Eucaristias aclamámos o nosso Rei e Senhor cantando: «Bendito Aquele que vem em nome do Senhor».
Entramos assim, na Semana Santa, a semana maior que nos levará à Páscoa, ao “lugar” onde o Senhor ressuscitado nos dirá qual o verdadeiro sentido da vida.
Que este gesto, que hoje repetimos simbolicamente, signifique que também nós, nos queremos comprometer com Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor.


Nenhum comentário: