domingo, 3 de dezembro de 2017

Advento - I semana


EVANGELHO: Mc 13,35-36 
«Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir.»

REFLEXÃO
«Todos os bens e dons descem do alto», diz-nos Santo Inácio de Loyola, no último ponto da última contemplação dos Exercícios Espirituais. Descem como a chuva, que não volta ao céu sem produzir o seu fruto, somos apenas pessoas que cuidam da casa enquanto o dono não chega.
Podemos vigiar por medo, com nervos e incerteza; podemos vigiar com desprezo, destruindo a beleza do que recebemos; podemos vigiar a dormir, cansados de tanto esperar; podemos vigiar desesperados, porque a crítica corrompe os nossos olhos. Contudo, podemos também vigiar agradecidos, reconhecendo que o dono já está discretamente entre nós, habitando todas as coisas com a PAZ do Natal.
Desperta do sono do cansaço, do engano e da mentira. Abre os olhos do teu coração e vigia, porque Jesus nasce todos os dias no bem que fazes e recebes. Vigia e agradece.
P. Carlos Carvalho, sj

PROPOSTA DE ORAÇÃO PARTILHADA
Começo o meu advento com silêncio. Procuro calar os meus cansaços e desânimos, para dar voz à alegria do agradecimento. 
Penso no maior presente que Deus me deu – família, amigos, talentos, acontecimentos – e agradeço-lhe a ternura com que Ele cuida de mim e daqueles a quem amo.
Depois, em família, em voz alta, partilho e agradeço esse dom Para1 terminar, confio o meu coração, rezando, em família uma Ave Maria.

https://apacsjb.org.pt



Nenhum comentário: