domingo, 28 de dezembro de 2008

Sagrada Família de Nazaré

Celebramos na Igreja Universal o Dia da Sagrada Família. O dia de todas as famílias...
Sabemos que também Jesus precisou de uma família, precisou de ser acolhido pela ternura de um coração materno e amparado pela presença amorosa de um pai.
Todas as leituras de hoje, estão focadas nesta festa que estamos a viver. A Liturgia deste Domingo, pega no exemplo de José, Maria e Jesus, e o apresenta-no-lo como modelo para todas as famílias.

Fala-se muito, hoje em dia em “crise económica”…
Mas será que temos ouvido falar na crise das famílias? Na crise do respeito pelos outros? Na Crise do respeito pela autoridade: pais, avós, professores? Crise de humanidade e de responsabilidade? Crise de partilha gratuita e generosa, sem nada esperar receber?
Onde está então a origem de todas as crises, poderemos perguntar-nos?
Provavelmente está no seio da família, habitat natural de toda a pessoa humana.

A Segunda Leitura tem uma mensagem para cada um de nós, fixemo-nos nas recomendações de S. Paulo:
«Esposas, sede submissas aos vossos maridos… Maridos, amai as vossas esposas … Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais… Pais, não exaspereis os vossos filhos»
No entanto esta submissão, não é uma submissão qualquer! Não me custa submeter a Deus porque tenho a garantia de que Ele me ama…
Uma submissão assim é um acto de confiança…
Se somos cristãos comprometidos com o mundo em que vivemos, marquemos a nossa sociedade pelos valores que promovam a família, por um apreço pela vida em todas as circunstâncias… Acabaremos por recolher os frutos dessa nossa escolha.

O Evangelho fala-nos de Jesus que é apresentado no Templo:
“Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor…”
Temos hoje o Baptismo do Luís que é apresentado à Comunidade pelos seus pais e padrinhos e entra dum modo especial em comunhão com a Igreja, da qual faz parte, como Filho de Deus.
Muitas vezes é isso que nos falta: Trazer a nossa vida ao Templo e levar o Templo para a nossa vida, fazendo com que Deus nela habite.

Que Jesus nos ajude a permanecer, e estando no Templo, sejamos Templos de Deus e do Espírito Santo.

(Extractos da Homilia do P. Francisco Rodrigues, sj. por Alice Matos)

Notícias
O Padre José Augusto Alves de Sousa participará, em representação do Padre Provincial, na celebração do Centenário da Missão de Lifídzi, em Moçambique, no dia 4 de Janeiro de 2009. Partirá a 26 de Dezembro e regressa a 15 de Janeiro. A comunidade paroquial deseja ao Padre Sousa boa viagem de "Ida e Volta".

No próximo dia 1 de Janeiro as missas terão o horário de domingo.

No domingo, dia 4 de Janeiro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegará à nossa cidade. A sua chegada será solenizada com a celebração da eucaristia, pelas 15:30, junto a Câmara Municipal, e será presidida pelo Sr. Bispo D. Manuel Felício.

Os horários das eucaristias da paróquia permanecem os mesmos.

Foram colocadas nas portas principais da Nossa Igreja, umas portas de vidro. Espera-se que deste modo possa diminuir a intensidade do frio que se fazia sentir. Estas portas foram oferecidas pelo Sr. Victor Rebordão, proprietário da Vidreira Ideal do Fundão. Ao Sr. Victor Rebordão, membro da Nossa Paroquia, e de todos conhecido, a comunidade paroquial expressa os seus sinceros agradecimentos.

A catequese, na nossa comunidade paroquial reinicia as suas actividades no dia 10 de Janeiro.

Nenhum comentário: