domingo, 29 de março de 2009

V Domingo da Quaresma


"Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto".


O grão de trigo lançado à terra deve morrer para assim dar muito fruto...
Esta parábola ajuda-nos a perceber melhor o mistério que iremos celebrar na Páscoa.
Como o grão de trigo esteve enterrado no escuro da terra fria, Jesus também, depois julgado, condenado e morto na cruz, foi Sepultado.
Algumas pessoas pensavam que tudo tinha acabado assim e até o abandonaram. A começar por muitos dos seus amigos, que não conseguiam entender.
Mas, ao terceiro dia, que é o dia em que se manifesta o poder e a força de Deus, Jesus apareceu vivo.
Deus não podia permitir que o seu Filho, que tinha passado a vida a fazer o bem, que tinha gasto a sua vida a dar a felicidade aos outros, que tinha dado a vida por amor, ficasse morto para sempre Por isso, deu-lhe uma vida nova.

Somos hoje convidados a despojar-nos de tudo o que é supérfluo e nos impede de olhar o Senhor e os irmãos com os olhos do amor, da caridade e da fé.


AS MELHORES SEMENTES

"Um agricultor ganhava, ano após ano, o troféu: MILHO DO ANO. Um repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava boa parte das melhores sementes da sua plantação de milho com os seus vizinhos:
-Como pode o senhor compartilhar as suas melhores sementes com os seus vizinhos, quando eles estão a competir directamente com o senhor?
O fazendeiro respondeu: - O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva de campo para campo. Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudá-los a cultivar o melhor milho, cedendo-lhes a eles as melhores sementes.
Aqueles que escolhem ser felizes devem fazer com que seus vizinhos também sejam felizes. Tudo nesta vida é interligado. Um mundo melhor começa quando distribuímos o que temos de melhor".
conto budista

Nenhum comentário: