quarta-feira, 9 de junho de 2010

«Jovem, Eu te ordeno: levanta-te!»

“Tão jovem! Que jovem era!
(Agora que idade tem?)
Filho único a mãe lhe dera.
Um nome e o mantivera:
"O menino da sua mãe".

Fernando Pessoa

Deus transforma a tristeza em alegria, a vida renasce porque um jovem voltou à vida. O milagre que aconteceu e acontece em cada dia que acordamos para a vida… Olhando mais uma vez para
a mensagem do Evangelho de Domingo passado, pensemos que Jesus continua a dirigir-se às nossas cidades, às realidades que nos cercam e a dar-lhes as verdadeiras razões de viver. Ele bem sabe o que precisamos e sempre terá uma palavra de esperança para cada um de nós.

Aos "jovens", Ele continua a desafiar a uma vida nova, com valores e sentido. Imaginemos Jesus a falar aos jovens de hoje e a lançar-lhes este convite e escutemo-Lo:

■ Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê protagonista de uma sociedade mais justa e fraterna;

■ Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê autor de um verdadeiro progresso, com a tua formação humana e a tua competência técnica;

■ Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê promotor da vida e da verdadeira alegria, em todas as idades e gerações;

■ Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê corredor incansável na procura de um corpo são numa mente sã;

■ Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê construtor de uma ampla rede de comunhão entre pessoas e povos;

■ Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê um exemplo de honestidade nas relações sociais, económicas e profissionais;

■ Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê fiel na aplicação generosa dos teus talentos;

■ Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê promotor do desenvolvimento técnico para o progresso de todos;

■ Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê criador de um mundo salvo pela beleza da arte e da harmonia;

■ Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê artífice da comunicação, tecendo redes de proximidade e de amor;

■ Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê agente responsável da transformação deste mundo, casa de todos.

■ Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Consagra a tua vida aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana.

■ Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! A vida é uma só. É única. Não a deixes passar em vão. Vive-a com entusiasmo, alegria e responsabilidade!

(ABC da Catequese)
Foto VII Caminhada Jovem (2010) - Ponte pedonal - Covilhã

Nenhum comentário: