quinta-feira, 3 de junho de 2010

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo


HOMILIA DO DIA DE CORPO DE DEUS
Celebramos, hoje, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Continuamos a sentar-nos à mesa, lugar de convívio, lugar de amizade e de proximidade uns com os outros, tal como Jesus o fazia com as pessoas… Ele fazia festa e celebrava com alegria o seu desejo de estar com todos. Houve um dia em que Ele também convidou os seus discípulos e amigos para uma ceia de despedida, uma Ceia muito especial, pois sabia que ia dar a vida por nós, mas queria continuar presente ao mesmo tempo.
Assim, Jesus se oferece em alimento no Pão e no Vinho… O Corpo oferecido e O Sangue derramado para a vida do mundo.
A partir desse momento Jesus nunca mais deixou de estar presente no meio de nós, através da Eucaristia.
O Evangelho de hoje, fala-nos do mais conhecido milagre, da Multiplicação dos pães.
A simplicidade dos gestos de Jesus, transportam-nos à Última Ceia, ao coração da Eucaristia.
«Dai-lhes vós de comer» (Lc.9,13). Há um convite feito a cada um de nós: oferecer a sua própria contribuição! Os dois peixes e os cinco pães afirmam que a nossa contribuição, é necessária, ainda que seja pequena.
Cristo continua, ainda hoje, a chamar-nos a um empenhamento pessoal por um mundo mais justo e mais fraterno, a repartir o pão da Eucaristia em gestos de amor e solidariedade, a tornarmo-nos pão uns para os outros… “pão repartido para a vida do mundo” (cf. Sacr. Carit.88).
Na Eucaristia Jesus faz de nós, testemunhas da compaixão de Deus por cada pessoa.
Os verbos tomar, abençoar, partir e dar, são as palavras que Ele usa, e que também nós continuamos hoje a usar em cada Missa.

Tomai Com Jesus, cada um de nós é convidado a receber na Eucaristia o Pão da Vida e o Vinho da Alegria e a levá-Los aos outros num gesto de dádiva, acreditando que é a presença real de Jesus nas nossas vidas.

Dar Graças - Com Jesus, aprendamos a dar graças e a louvá-Lo por ter ficado connosco e O podermos Comungar. Toda a nossa vida deve ser um “dar graças” por nós mesmos e porque Jesus se entregou por nós.

Partir e Dar – Jesus pede a nossa colaboração. Com Jesus, vamos partir e repartir o nosso Pão! Somos convidados a abrir as mãos, a partilhar com os outros aquilo que temos. Somos convidados a repartir as nossas palavras e os nossos gestos com aqueles que se encontram em solidão.

«DAI-LHES VÓS DE COMER» … Em cada Eucaristia, através do Sacerdote, são actualizadas as palavras de Jesus da última Ceia: “Tomai, todos, e comei: isto é o Meu Corpo, que será entregue por vós […] Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do Meu Sangue […] Fazei isto em memória de Mim”, tornando-O uma presença real nas nossas eucaristias e nas nossas vidas.
(Notas tiradas da Homilia do P. Hermínio Vitorino, s.j., por Alice Matos)
Foto tirada na Paróquia

Nenhum comentário: