domingo, 6 de junho de 2010

X DOMINGO COMUM


O Senhor da Vida

A Palavra de Deus de hoje é uma palavra de esperança e de vida. Temos diante de nós, o sinal da ressurreição prometida, a todo aquele que crê em Jesus!
Jesus chega às portas da cidade de Naim e, no meio da multidão, fixa o olhar, no rosto sofrido daquela mãe, viúva, que chora a morte do seu filho. Ela não pronuncia uma só palavra, mas Jesus comove-se diante daquele choro.
Temos diante de nós um Deus cheio de compaixão que se enclina sobre a nossa miséria. “Compadeceu-se”… Desceu à nossa condição humana! Onde, mesmo na morte, pode surgir a VIDA, e uma vida deferente.
Não tenhamos a tentação de cruzar os braços, confiemos na Palavra do Senhor que não desiste de vir ao nosso encontro. De facto a PALAVRA DE DEUS VENCE A MORTE. Depois de se inclinar sobre a morte, Ele faz surgir a vida.
Em Jesus, Deus visita o seu povo! Visita-nos a nós, encontra-se connosco…
Naim é uma cidade alegre e bonita. Com o cortejo da morte, cruza-se Jesus Ressuscitado e é nesse encontro, que o cortejo da vida vence o cortejo da morte.
É em cada Eucaristia, que para nós acontece este momento onde Jesus Ressuscitado se cruza connosco, o alimento eucarístico dá-nos a própria Vida de Jesus e assim, podemos também nós dar a nossa vida e o nosso testemunho de Amor. Ainda que nos toque directamente, ainda que nos custe… mesmo assim… é possível levantarmos a cabeça e, retomarmos a vida ao chamamento de Jesus Cristo.
Nenhuma consolação humana, poderá compensar o Amor Daquele que oferecendo a sua vida por nós, nos oferece a vida com sentido.
(Notas tiradas da homilia do P. José Augusto Sousa, por Alice Matos)

Nenhum comentário: