domingo, 23 de janeiro de 2011

III Domingo Comum


Mt 4, 17-22
“Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, que é chamado Pedro, e André, que estavam a lançar uma rede ao mar, porque eram pescadores.
Disse-lhes Jesus:
- Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens.
Eles deixaram logo as redes e seguiram-No.
Mais adiante viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, que estavam no barco, a arranjar as redes, com o pai. E Jesus também os chamou. Eles deixaram logo o barco e o pai e seguiram-No.”

Reflectindo um pouco:
"Vinde e segui-me. Fazei parte do meu grupo de amigos… Já sois meus amigos, mas desejo muito que estejais mais perto de mim"

É o convite que Jesus dirige hoje a cada um de nós.
Jesus chama pessoas simples que estavam a realizar o seu trabalho. Como Pedro, André, Tiago... chama a cada um de nós pelo nosso nome.
Posso... Devo perguntar-me: Como está a minha disponibilidade para responder aos chamamentos do Senhor?
O chamamento de Jesus não é para o vazio, "Pescadores de Homens".... mas sim para uma vida cheia de sentido alegria e plenitude. A resposta a este chamamento também não é de uma vez para sempre, e nem sequer se destina a uma minoria, é para todos e acontece todos os dias... Na nossa Comunidade, no nosso trabalho, nas actividades de cada dia. Assim, a resposta será pessoal e também se vai dando cada dia.
O caminho do seguimento de Jesus percorre-se e se renova-se todos os dias da nossa vida.
Segui-Lo é consequência da escuta da Palavra, da obedência à Palavra e da opcção pelos caminhos que essa Palavra nos aponta.

Que o Senhor nos conceda a graça de compreender, que segui-Lo dá uma dimensão nova à nossa vida, nos torna colaboradores na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna onde a voz de Jesus ecoa à nossa volta, porque transborda em amor no coração de cada um de nós.
A.M.

Informações úteis

  • Na próxima quarta-feira, dia 26, haverá uma reunião destinada a todos os encarregados de educação que têm educandos a frequentarem a catequese em S. Tiago. Recorda-se que a participação nesta reunião, de pelo menos de um dos encarregados de educação, é requerida.
  • Na sexta-feira, dia 28 de Janeiro, haverá reunião de Jovens, pelas 21:15. Os jovens que nunca participaram nestas reuniões e gostariam de o fazer, também são convidados. Para mais informações, é favor contactar o Padre Hermínio Vitorino.
  • No próximo sábado, dia 29 de Janeiro, o 2º ano de catequese fará a celebração da Festa do Pai-Nosso, que se celebrará na eucaristia da catequese.

Nenhum comentário: