sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vida e Obra do Beato Francisco Álvares


A Câmara Municipal da Covilhã, através do Museu de Arte Sacra, vai levar a efeito, durante o mês de Julho, várias atividades que visam assinalar a vida e obra do Beato Covilhanense Francisco Álvares, inserida na festa litúrgica dos 40 mártires do Brasil que se comemora no dia 17 de Julho.

O vice postulador para a causa da canonização do Beato Francisco Álvares, Padre João Caniço, estará no próximo dia 20 de Julho, pelas 21:00 horas, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, onde proferirá uma palestra intitulada "Os Jesuítas na Covilhã".

Durante este mês decorrerão ainda outras atividades, das quais destacamos:

De 17 a 20 de Julho - Dramatizações com fantoches, para o público infantil, sobre a vida e obra do Beato Francisco Álvares

Dia 21 de Julho - Percurso Pedestre "Na rota dos Jesuítas", com saída às 10:00 horas da igreja do Sagrado de Jesus (Igreja de S. Tiago), com passagem pela igreja de Santa Maria, visita à casa onde nasceu Francisco Álvares, na zona de Santa Marinha, e outros locais onde os jesuítas desempenharam a sua atividade pastoral.


Entre os dias 1 e 31 de Julho estará patente ao público, no Museu de Arte Sacra da Covilhã a imagem do Beato covilhanense que, em 1892, os cardadores da cidade colocaram num altar da extinta igreja de Santa Marinha, e o tornaram patrono deste ofício.

Biografia:
É de referir que Francisco Álvares nasceu na Covilhã, na paróquia de Santa Marinha, em meados do século XVI, sendo filho de António Afonso e de Brites Álvares. A 21 de Dezembro de 1564, entrou na Companhia de Jesus, no Colégio de Évora. Ali, e de acordo com a "Imagem da Virtude" do Pe António Franco (Lx, 1890), Francisco Álvares foi Cozinheiro e "se ocupou de fazer panos e cardar, arte que devia ter antes de ser da Companhia, e depois sem dela se desprezar, a exercitava".
A 5 de Junho de 1570, integrou uma expedição de missionários jesuítas, liderada por Inácio de Azevedo, que zarpou rumo ao Brasil. A viagem terminou a 15 de Julho quando a nau onde seguiam foi atacada por uma frota de piratas comandada por Jacques Sória. Os missionários foram feridos, alguns mortos de imediato e atirados às águas. Francisco Álvares foi lançado ainda vivo ao mar.
O Papa Pio IX, em 1854, beatificou os 40 mártires do Brasil entre os quais se incluía Francisco Álvares. A Companhia de Jesus prossegue hoje com o objetivo de canonização destes 32 portugueses, três dos quais da diocese da Guarda, e 8 espanhóis.



Nenhum comentário: